Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Segurança: O que são elementos de segurança ativa e passiva?

By on 7 Abril, 2023

Os elementos de segurança ativos e passivos representam uma ajuda preciosa para reduzir-se o número de acidentes com motos, assim como o seu índice de gravidade. Vamos então conhecê-los.

Atualmente, as motos incorporam melhorias que facilitam a circulação tanto na circulação urbana como em vias rápidas e auto-estrada. Muitos destes sistemas de ajuda à condução, pura e simplemente não existiam nos idos anos 70/80.

 Os elementos de segurança destinam-se a reduzir os possíveis danos que pode sofrer em caso de acidente com a sua moto. Os elementos de segurança ativa destinam-se à prevenção de acidentes, ou seja, estão sempre operacionais e garantem a redução das situações de risco. Por outro lado, os elementos passivos agem e reduzem os danos caso ocorra um acidente .

Elementos de Segurança Ativa

  • Sistema de iluminação. É um dos elementos mais importantes da segurança ativa. Até hoje, os modelos topo de gama possuem iluminação dinâmica que permite adaptar a intensidade dos faróis de acordo com a iluminação da estrada e a inclinação da moto.
  • ABS.  O Anti-lock Braking System atua diretamente nos travões ao detectar o travamento de uma roda, reduzindo a distância de travagem e mantendo o controlo da moto.
  • CBS. O Combined Braking System, é ativado automaticamente quando o motociclista aplica pressão na manete. Ao distribuir-se a pressão de travagem por ambas as rodas, o perigo de bloqueio é minimizado.
  • Controle de travagem em curva. Regula a pressão dos travões em conjunto com o ABS para que não haja travamento das rodas. Trata-se de um sistema mais avançado que o ABS convencional, pois detecta a inclinação da moto e age de acordo.
  • Controle da pressão dos pneus. As rodas mantêm-nos presos ao asfalto, por isso, devem estar sempre com a pressão correta, pois darão maior aderência e melhor comportamento da moto. Graças a uma série de sensores, a pressão das válvulas pode ser monitorizada e o condutor avisado quando estiver fora dos valores pré-estabelecidos pelo fabricante.
  • Controle de estabilidade. Esta tecnologia foi inicialmente pensada para carros, mas também foi adaptada para motos para que tivessem um sistema que evitasse possíveis quedas. Graças a ela, analisando diferentes parâmetros, a moto consegue manter a estabilidade em curvas, tanto antes (travagem) quanto depois (aceleração), adaptando-se a cada situação.
  • Amortecedores. Este elemento básico é o que garante uma ótima estabilidade, mantendo as nossas rodas sempre coladas ao solo. A eletrónica também os alcançou, controlando inclusive as suspensões em tempo real.
  • Controle Dinâmico de Tração. É um sistema que costuma estar presente em motos mais potentes e mais caras. Este controlo representa um avanço porque evita que a moto derrape quando o asfalto oferece pouca aderência, por exemplo, quando está molhado.

Elementos de Segurança Passiva

  • Capacete aprovado. Obrigatório por lei, é um elemento de segurança essencial que protege a cabeça em caso de acidente. Há também a opção ideal de capacete com airbag, algo ainda muito novo.
  • Colete ou blusão airbag. É uma peça de roupa que possui bolsas internas que se enchem de ar quase instantaneamente, quando ocorre uma queda ou colisão, absorvendo grande parte da energia em caso de impacto. O seu acionamento pode ser por meio mecânico (cabo preso na moto) ou eletrónico.
  • Blusão, calça ou fato. É o vestuário ténico essencial, pois qualquer destes elementos evitam escoriações em caso de acidente e protegem contra golpes.
  • Proteções. Proteções para os joelhos, quadris, costas, ombros, cotovelos… normalmente estão incluídos no vestuário técnicos de motos, mas podem ser colocados separadamente.
  • Luvas. Em qualquer golpe temos o ato reflexo de nos proteger com as mãos. Por esse motivo, é fundamental usá-las devidamente protegidos para reduzir os danos, sempre com luvas certificadas para uso em motos. Em França, por exemplo, as luvas são obrigatórias, tal como o capacete.
  • Botas. Como o resto do nosso corpo, os pés devem estar devidamente protegidos para evitar danos.
  • Colar cervical. Amplamente utilizado, ajuda a evitar problemas cervicais se cairmos ou colidirmos com a cabeça.

Lembre-se: os elementos de segurança ativa e passiva nas motos são muito importantes para tentar reduzir o número de acidentes e a sua gravidade. Podem mesmo ser a nossa ‘tábua de salvação’!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments