As novas KTM EXC TPi 2020 a 2 Tempos ao pormenor

By on 21 Maio, 2019

Enquanto decorre a apresentação das novas KTM EXC de Enduro em Bassella no norte de Espanha, temos já informação sobre a evolução que a gama de motos de Enduro da KTM sofreram para 2020 e podemos afirmar que são motos totalmente novas onde todos os pormenores foram revistos e melhorados de acordo sobretudo com a informação que os pilotos da marca têm vindo a fornecer ao departamento de R&D da KTM.

A gama KTM EXC de Enduro para 2020 apresenta 7 novos modelos, com 3 modelos a 2 tempos de injecção, a nova 150 EXC TPI e as 250 EXC TPI e 300 EXC TPI. Nos 4 tempos temos 4 novos modelos EXC –F com as habituais cilindradas de 250cc, 350cc, 450cc e 500cc.

Para além dos modelos standard a KTM terá ainda as habituais versões “SIX DAYS” e uma nova versão comemorativa dos 25 anos da Prova ERZBERGRODEO, com uma decoração própria e uma lista de componentes premium da KTM Powerparts. Esta versão especial terá uma produção limitada a apenas 500 unidades.

KTM 300 EXC TPi 2020

Resumo dos melhoramentos realizados na Gama KTM EXC 2020 a 2 Tempos

. Novos motores a 2 tempos mais eficientes e com melhor desempenho

. Novo sensor de pressão atmosférica que permite ao ECU adaptar a injecção às condições de pressão atmosférica do momento.

. Os motores a 2 tempos de 250cc e 300cc rodaram 1º para melhorar tacto da roda dianteira.

. Novo quadro com maior rigidez e resistência às forças de torsão.

. Novo piston no interior da suspensão WP dianteira que melhora a capacidade de amortecimento e novos topos de suspensão com novos parafusos de ajuste.

. Nova decoração e novos plásticos inclusivamente um sub-quadro traseiro mais longo em 40mm.

. Novo desenho do assento

. Nova caixa do filtro de ar.

. Depósitos de gasolina com novo formato

. Depósito do óleo do sistema Tpi com sistemas de apoio mais flexíveis e resistentes.

. Novos radiadores com mais 12mm de altura para melhorar o arrefecimento do motor.

. Novos escapes com destaque para as câmaras de expansão das versões TPI EXC 250 e EXC 300 com a introdução de vincos que aumentam a sua resistência a impactos.

 

Evolução nos motores de 2 Tempos Tpi

. Novos cilindros com janelas de escape maquinadas para maior precisão de funcionamento. Novo sistema de controle da válvula de escape que permite um melhor ajuste e melhora a eficiência de actuação da mesma.

. Melhor ajuste da injecção que inclui um parafuso de bypass e um sistema de injecção de ar extra para arranque a frio.

. Fornecimento de óleo de lubrificação via uma nova bomba controlada electrónicamente que mistura com o ar na admissão para lubrificar melhor as partes móveis do motor.

. Novo mapa digital de injecção melhorado de forma a comseguir melhor desempenho e potência do motor.

. E um novo sensor de pressão atmosférica que permite ajustar a injecção electrónica aos dados fornecidos ao ECU a cada momento.

 

Novos Quadros 2020

Apesar das geometrias serem semelhantes aos quadros de anos anteriores foram no entanto redesenhados em determinados pontos que são cruciais para melhorar o desempenho das motos em 2020 melhorando a sua resistência e optimizando o controle por parte dos pilotos.

A ligação das cabeças de cilindro ao quadro são agora em alumínio, que segundo a marca melhoram a precisão de entrada em curva e reduzem vibrações. A zona lateral do quadro está forrada com um material deslizante e o da zona direita do quadro também protégé o mesmo contra o calor do escape. Os motores da 250 e 300 EXC Tpi foram rodados 1º para baixo para aumentar o tacto e a aderência na roda da frente. O sub-quadro está produzido com um perfil que aumenta substancialmente a sua resistência e diminuindo o seu peso para apenas 900 gr. Isto apesar de ser mais longo em 40mm para dar maior estabilidade ao guarda-lamas traseiro.

 

Novos Escapes nas 2 Tempos Tpi

A KTM este ano deu especial atenção ao desenvolvimento de novos escapes para todos os seus modelos. O objectivo era o de em simultâneo melhorar o rendimento dos seus motores e contribuir para uma melhor ergonomia da moto.

Os escapes das motos a 2 Tempos sobretudo dos modelos 250 EXC Tpi e 300 EXC Tpi foram desenvolvidos pela KTM através de um processo inovador de prensagem em 3D que permite dotar a superfície exterior de rugas transversais que aumenta a sua resistência e diminuem o seu peso. A sua secção é ovalizada para poder ganhar em distância ao chão em curva e diminuir a sua largura total.

A ligação da ponteira de escape anterior de polímero foi agora substituída por um novo elemento em alumínio ultraleve e soldado. Os tubos perfurados do interior do escape foram também redesenhados e a combinação com a lã de rocha confere ao conjunto maior leveza, menor ruído e maior eficiência.

 

Novos Radiadores

Todos os modelos 2020 contemplam a adopção de novos radiadores colocados 12mm mais abaixo no quadro para baixar ainda mais o centro de gravidade. O fluxo de líquido de refrigeração foi aumnetado em cerca de 57% através de um novo tubo central com mais 4mm de espessura. Os radiadores têm um novo formato mais ergonómico que favorece a passagem de ar melhorando o arrefecimento do motor.

 

Caixa de Filtro de ar

A caixa do filtro de ar foi totalmente redesenhada para melhorar toda a dinâmica de entrada de ar fresco no motor. Paralelamente o novo desenho da caixa de ar tem a dupla função de proteger melhor o próprio filtro. O filtro de ar da TwinAir está montado numa caixa rígida que em simultâneo integra a estrutura da própria caixa de ar. A admissão de ar foi revista tendo em conta as características e posição os novos motores Tpi e integram um sensor de temperatura do ar.

 

Depósitos de Gasolina

 

Todos os modelos EXC de 2020 integram novos depósitos de combustível, com um novo desenho e produzidos em polyethileno ultra-leve. Com um aumento ligeiro de capacidade em relação aos anteriores os novos depósitos de gasolina incluem a bomba de gasolina e um sensor de nível.

Novo depósito de óleo nas versões 2 T EXC Tpi

Todas as versões Tpi a 2 tempos incluem um novo depósito de óleo que está montado em suportes mais flexíveis para assegurar maior durabilidade. Inclui ainda um filtro que protégé a bomba de óleo de eventuais sujidades.

Sistema elétrico

Quase todo sistema elétrico/electrónico está concentrado numa zona debaixo do banco, de fácil acesso, com maior proteção e de forma a assegurar o seu bom funcionamento.

 Novos plásticos e ergonomia

A equipa KTM Enduro Factory Racing esteve envolvida no processo de desenvolvimento dos novos plásticos das KTM EXC 2020, grupo do qual também faziam parte o Departamento de R&D da KTM e a conhecida empresa de Design KISKA. O objectivo traçado tinha uma única orientação: A de conseguir a melhor harmonia possível entre o piloto e a moto.

O resultado é a de um conjunto de novas peças de excelente ergonomia tendo em conta todos os pontos de contacto entre a moto e o piloto, facilitando a liberdade de movimentos e aumentando a o desempenho na pilotagem. O desenho dos guarda-lamas dianteiro e traseiro em forma de i-beam pretende criar o máximo de estabilidade com a menor volumetria possível.

 

Novo assento

O novo assento tem um novo formato e mais volume de espuma para proporcionar maior conforto, diminuindo o cansaço dos pilotos em situações mais prolongadas de prova ou pilotagem. A fixação é feita apenas com um parafuso lateral para que possa ser facilmente removido.

 

Novas suspensões WP XPLOR

Todos os modelos EXC 2020 da KTM montam as novas suspensões invertidas da WP modelo XPLOR 48, tal como nos modelos anteriores. As suspensões montam molas nas duas baínhas mas com circuitos de hidráulico separados, sendo que na baínha esquerda regula a compressão e na baínha direita a extensão.

As WP XPLOR em 2020 recebem um novo sistema interna que monta um novo piston que mantém um amortecimento com maior consistência e novos parafusos para mais fácil regulação no topo. Também houve evolução no acabamento cromático .

 

Amortecedor traseiro WP PDS

O amortecedor traseiro da WP modelo XPLOR PDS ( Progressive Damping System ) está montado directamente no braço oscilante sem bielas. Para 2020 o seu interior foi optimizado com um novo segundo piston e o seu formato melhorado para aumentar a sua resistência e desempenho em todas as situações tendo em conta a evolução do próprio quadro da moto.

 

A novíssima KTM 150 EXC TPi

A KTM deu especial atenção este modelo e dotou-o de um novo motor montado no novo chassi com as mesmas características atrás descritas. Uma versão mais leve da potente 250 EXC TPi que inclui muitos do desenvolvimentos realizados para as suas irmãs maiores, nomeadamente nos sensores de admissão e em toda a sua ciclística, moto especialmente destinada a pilotos iniciados que pretendam evoluir para as classes acima.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!