BMW Motorrad Concept R18 – A tradição e o futuro da BMW Motorrad integrados numa Custom Bike perfeita

By on 27 Maio, 2019

Tendo como pano de fundo uma combinação do tradicional e do moderno no Concorso d’Eleganza Villa d’Este, a BMW Motorrad apresentou uma alternativa envolvente para um tempo cada vez mais caracterizado por rápidas mudanças tecnológicas. Podemos interpretar como um retorno ao núcleo da marca, mas com um toque de modernidade: a BMW Motorrad Concept R18 transporta a essência dos grandes clássicos da BMW para a era moderna, ou seja, transporta um design histórico das suas motos, dando-lhe uma atitude moderna e personalizada. Markus Schramm, chefe da BMW Motorrad, descreve o projeto da seguinte maneira: “Com uma moto de sonho, a BMW Motorrad apresenta a sua própria versão de uma oferta emocional e autêntica para o segmento das grandes cruisers”.

A BMW Motorrad Concept R18 mostra como uma visão de futuro de um motor boxer dos anos 60 poderá integrar hoje uma moto custom, de estilo purista em perfeita combinação com todos os ícones de design clássico da BMW Motorrad.

“Com sua estética clara e aberta, a Concept R18 incorpora para mim o que o motociclismo, em essência, trata realmente. É tudo sobre sentir, em vez de pensar, e não usar tecnologia para auto-realização, em vez de dar espaço para a imaginação. Esta moto conceito apela para algo simples – pegar nela e arrancar. Mas ao voltar, não basta colocá-la na garagem e ir embora – acabamos sempre por nos virar e dar um último olhar de despedida ”, explica Edgar Heinrich, chefe da BMW Motorrad Design.

Design consistentemente e purista, com proporções intemporais a BMW Motorrad Concept R18 é a essência do motociclismo, uma moto na sua forma original e natural. No verdadeiro estilo personalizado, celebra a arte de deixar de fora o que é desnecessário e, em seguida, concentrar-se no restante. “O maior desafio do design é tornar tudo visível. Cada componente tem um propósito funcional. Não há muitos que se atrevam a adotar uma abordagem tão honesta ”, diz Bart Janssen Groesbeek, designer da Concept R18.

O BMW Motorrad Concept R18 é imediatamente reconhecida como uma BMW Boxer genuína: motor boxer, chassi de berço, eixo de transmissão exposto e depósito de combustível em forma de gota com pintura preta e linhas de contraste aplicadas à mão, caracterísiticas que interpretam os ícones típicos dos clássicos da BMW Motorrad, exibindo confiança juntamente com linearidade de estilo moderno. As proporções equilibradas são reminiscentes de clássicos como o BMW R5 e transmitem – mesmo à distância – a beleza intemporal que acontece sempre que as coisas são consistentemente reduzidas ao essencial.

O quadro e o depósito criam uma linha comum desde a caixa da direção até o cubo da roda traseira e dão uma elegância fluida à vista de perfil. As rodas de raios grandes (frente 21 polegadas, traseira 18 polegadas) fornecem uma postura segura e equilibram perfeitamente a a grande dimensão do motor boxer. Os pneus são mais uma referência à história: assim como foi no seu dia, esta moto é novamente equipada com pneus Metzeler.

A tradição do Boxer da BMW traz um novo esplendor. O coração do BMW Motorrad Concept R18 é o grande, recém-desenvolvido, motor de dois cilindros 1800 cc boxer. A sua aparência externa lembra os motores Flat Twin que a BMW Motorrad fabricou até ao final da década de 1960 – mas com maior cilindrada e refrigeração moderna a ar e óleo. O grande protótipo boxer foi projetado até ao último detalhe: o bloco do motor e a transmissão são feitos de alumínio polido à mão, bem como as proteções de correia e tampas das válvulas. . O emblema do motor leva o nome da Concept R18 e enfatiza a qualidade geral. Além disso, os carburadores duplos Solex – semelhantes aos da BMW de 2002 – remontam ao histórico de construção da marca e adicionam o toque final à autenticidade visual da moto.

A BMW Motorrad Concept R18 é a terceira interpretação conceptual que utiliza o motor boxer de grande capacidade da BMW Motorrad. Em dezembro passado, o modelo criado pelos japoneses, CUSTOM WORKS ZON, foi apresentado no Yokohama Hot Rod Show, com base neste novo protótipo de motor.

BMW Custom “DEPARTED”

A “Departed” ganhou o maior prêmio do evento, o prêmio “Best of Show Motorcycle”, desafiando os fãs com as suas formas clássicas, as técnicas de produção modernas e todos os tipos de arte manual nos pormenores.

A seguinte foi a interpretação de Revival Cycles de Austin, Texas, que criaram uma moto espetacular com seu modelo “Revival Birdcage”, uma plataforma de apresentação ideal para o Big Boxer. A estrutura de titânio especialmente desenvolvida apresenta uma visão desobstruída do motor e transmissão de qualquer ângulo que seja vista. Um design americano criou um enorme furor no Handbuilt Show do mês passado no Texas.

BMW Concept “Revival Birdcage”

Quanto ao seu estilo cromático, a BMW Motorrad Concept R18 assume-se como um clássico. O tema é “típico BMW”: as linhas brancas aplicadas à mão no garfo e depósito de combustível em combinação com a cor de base preta representam o tema de cor clássico da BMW. Um discreto efeito de verniz amarelo-dourado confere às linhas duplas brilhantes um toque exclusivo, e a pintura de efeito preto nas hastes do depósito e do garfo revela igualmente, no melhor estilo personalizado, uma profundidade incomum quando a luz solar atinge as grandes partículas metálicas nas várias camadas da pintura.

O design visual do assento de couro único impresso é herdado dos clássicos da década de 1950. Reinterpretado e mais confortável, a sua qualidade de gravação está perfeitamente dentro do design purista e de classe alta. O suporte da mola cantilever é integrado sob o assento. Os gráficos do design dos faróis também lembram os anos 50. A forma clássica em U dos componentes originais da tampa de vidro são agora interpretados como elementos de lâmpadas LED.

Cada um desses detalhes contribui para o caráter único da Concept R18 e enfatizam a sua afirmação geral. A BMW Motorrad Concept R18 funde a linguagem de design tradicional e histórica com as funcionalidades atuais da BMW Motorrad num todo coerente e coeso.

Um Blusão de couro exclusivo, que recria a estética daqueles dias, foi projetado especialmente para a apresentação da Concept R18 no Concorso d’Eleganza Villa d’Este. O blusão possui uma superfície extremamente lisa e as proteções estão integradas quase de forma invísivel.

Em contraste aos tempos contemporâneos.

“Para mim, motos como o BMW Motorrad Concept R18 são uma resposta a uma necessidade crescente entre a comunidade de motociclistas: em vez de tecnologia, o foco aqui é na simplificação, autenticidade e transparência. Observo um anseio quase romântico por engenharia mecânica real. O nosso objetivo com esta moto conceptual é atender a essa necessidade e transformá-la numa declaração analógica na era digital. Temos uma riquíssima história de motos icônicas e todas elas possuem as mesmas características de design. Acreditamos que isso ainda pode funcionar bem hoje com a tecnologia atual ”, afirmou Edgar Heinrich para concluir.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!