BMW R Nine T 1200 Racer de 2017 – ao mais puro estilo “Seventies”

By on 16 Março, 2017

BMW_racer01

Com o sucesso que tem vindo a alcançar, desde a sua introdução em 2013, a BMW R NineT não tem parado de gerar novos desenvolvimentos sobre a sua base e o seu conceito. Foi o caso da R NineT Scrambler em 2015/16, moto que teve uma excepcional reacção do mercado.

BMW_racer04

Motivados pelo sucesso e aceitação do mercado do conceito e da gama clássica R NineT,  a BMW decidiu apresentar para 2017 novos modelos, a BMW R NineT Racer e a R NineT Pure , duas novas motos que carregam consigo duas facetas do historial da BMW Motorrad: as rodsters reduzidas apenas ao essencial e com um look clássico, e um design old-school com carenagem de dimensão minimalista muito à imagem das racers dos anos 60-70, conceitos muito populares nessas décadas que continuam a inspirar sentimentos de nostalgia tanto numa nova vaga de motociclistas como em preparadores.

BMW_Racer11

Para estas duas versão neo-clássicas da R NineT a BMW decidiu montar o potente motor bi-cilíndrico de 1170cc, de arrefecimento a óleo/ar, e que debita 110 cv, com uma caixa de 6 velocidades. Também o escape 2 em 1 que monta do seu lado esquerdo invoca os modelos racers das décadas de 60 e 70.

BMW_racer07

Relativamente ao quadro a R NineT Racer, esta utiliza um sistema tubular modular em aço já usado também na versão Scrambler, e composto por três partes distintas: a secção principal anterior, a secção posterior e a secção amovível do passageiro. Este último permite uma modularidade que abre a possibilidade a colocação de diferentes opções de  bancos  BMW e também a preparadores de idealizarem todo tipo de acessórios para modificar a traseira da moto.

BMW_racer08

A suspensão dianteira é uma convencional telescópica de 43mm, enquanto que a posterior é a conhecida Paralever da BMW. A R NineT monta pneus 120/70/17 à frente e 180/55/17 a trás, em jantes de liga com cinco raios. Jantes com raios existem também como opção e reforçam o look clássico da R NineT Racer.

BMW_racer09

Os travões montam discos de 320mm de 4 pistons à frente e inclui ABS de série. Também a roda traseira poderá ser dotada como opção de um sistema de controle de tração que se chama ASC (Automatic Stability Control) .

BMW_racer14

A R NineT simboliza todo um purismo em torno de um conceito clássico e de prazer de condução na sua essência. Simplista no formato na concepção e reduzida aos seus elementos essenciais, é esta a filosofia em torno do seu conceito. O design combina na perfeição as linhas clássicas com tecnologia contemporânea e elementos high-tech que oferecem o melhor dos dois mundos. Os manómetros digitais e analógico de velocidade em formato redondo refletem também o estilo clássico da moto.

BMW_racer06

R NineT Racer é uma moto revivalista que invoca as desportivas dos princípios dos anos 70. Compacta, alongada e baixa, exalta na perfeição um estilo old school desportivo, com a sua carenagem minimalista, a sua baquet , avanços desportivos e peseiras recuadas. Com acabamentos em branco não metálico e decoração clássica das BMW Motorsports, a sua imagem é elegante, leve e musculada.

BMW_racer13

O seu motor refrigerado a ar/óleo transmite também a concepção clássica da R NineT Racer. Com uma rotação máxima de 8.500 rpm e um fantástico torque de 116Nm às 6.000 e Racer promete reúne características que garantem uma pilotagem desportiva e cheia de poder de aceleração.

Os engenheiros da BMW foram obrigados a realizar uma série de ajustamentos na gestão do motor, com mapas específicos de aceleração e intervenções nas dimensões do catalizador e ventilação do depósito de forma a garantir a conformidade com o Eur4.

O controle das quatro válvulas é realizado por duas árvores de cames à cabeça por cilindro. A caixa de 6 velocidades é precisa e silenciosa e a transmissão é feita por veio.

BMW_Racer12

O escape 2 em 1 em inox com ponteira posicionada do lado esquerdo da moto ligeiramente subida, reflete também a imagem clássica da R NineT Racer. O escape monta um sistema acionado por servomotor elétrico com uma válvula acústica que permite regular o som da moto de acordo com os limites estipulados pela regulamentação ECE R41-04. Um enorme conversor catalítico garante que os gases são devidamente filtrados.

A geometria do quadro responde à vontade generalizada hoje em dia de se realizarem modificações na moto personalizando a mesma de acordo com o gosto de cada um. Assim sendo a BMW desenvolveu um conceito modular que permite a substituição dos seus elementos por outros que se adaptem à nova configuração que se pretenda dar à moto.

BMW_Racer15

As aspirações desportivas da Racer estão bem expressas na geometria do quadro e das suas suspensões, garantindo enorme neutralidade em curva, estabilidade direcional e sobretudo um enorme prazer de condução em percursos sinuosos.

A Racer é bastante confortável, tanto para o piloto como para o pendura, graças à dimensão contida do banco entre pernas. O banco pode ser facilmente convertido em individual , desmontando a estrutura do banco do pendura, e convertendo a Racer numa moto com baquet monolugar que lhe dá ainda maior estilo desportivo e leveza no seu design.

BMW_racer16

A BMW R NineT Racer apresenta pormenores de excelente acabamento, seja na pintura , seja em alguns elementos em alumínio forjado de alta qualidade e efeito. O farol circular com caixa em metal e o emblema da BMW no centro da sua ótica refletem todo um historial de cerca de 90 anos da marca.

BMW_racer17

Lista de acessórios opcionais:

. Rodas raiadas

. ASC – Automatic Stability Control

. Punhos aquecidos

. Depósito de gasolina em alumínio escovado com a soldadura vísivel ou não.

. Sistema de alarme

Screen Shot 2017-03-16 at 16.31.06

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!