No TrackDay da Motoval ficámos a conhecer todas as Novidades do Troféu Kawasaki ZCUP 2019

By on 7 Março, 2019

No fim de semana passado estivemos no Autódromo do Estoril durante a realização de um TrackDay organizado pela Motoval onde afluíram muitos dos pilotos que irão participar nas várias classes do CNV 2019 nomeadamente do Troféu Kawasaki ZCUP do qual o MotoSport é Media Sponsor.

No já habitual formato em que os participantes do Troféu ZCUP ocupam a mesma boxe (s) do Autódromo pudemos falar com o promotor do mesmo, o piloto Paulo Vicente que nos confirmou uma série de novidades para este ano.

A primeira grande novidade é sem dúvida alguma o Calendário 2019  já que no mesmo estão incluídas 2 provas fora dos circuitos portugueses, nomeadamente em Jerez que será a primeira prova do Troféu ZCUP deste ano, a realizar 23 e 24 de Março próximos e também Aragón, o circuito que também recebe o Mundial de SBK irá este ano também ser palco de uma prova do troféu ZCUP, a 31 de Agosto e 1 de Setembro.

As provas em Espanha já faziam parte do aliciante deste Troféu Nacional em anos anteriores só que este ano o promotor decidiu dar mais um passo na relevância do mesmo e aumentar o âmbito do Troféu para “IBÉRICO” capitalizando no sucesso que o mesmo tem tido a nível nacional e também no entusiasmo de muitos pilotos espanhóis que competiam no Troféu em Espanha denominado “European ZCUP” e que este ano de 2019 não se irá realizar. Paulo Vicente decidiu desafiar os pilotos espanhóis a integrarem um Troféu extra Ibérico que inclui apenas 4 das 8 provas previstas, 2 em Espanha e 2 em Portugal, estabelecendo duas classificações, uma Ibérica e outra apenas para os pilotos nacionais.

Com 8 provas x 2 corridas em cada prova, que este ano o promotor pretende que passem de 8 para 10 voltas por corrida, o Troféu Kawasaki ZCUP de 2019 promete ser um enorme atractivo para quem pretenda competir em duas rodas num cenário em que as motos são idênticas para todos. Isto pese embora o regulamento do Troféu ZCUP espanhol tenha algumas restrições que podem resultar num handicap das motos espanholas perante a armada ZCUP portuguesa ( nomeadamente nas suspensões, já que as motas espanholas têm as de origem e as portuguesas este ano têm novos interiores de suspensão dianteira BiTubo de competição, e amortecedor BiTubo de competição atrás ).

Jantes Dymag – Kit “ZBoost”

Para além do aliciante dos circuitos espanhóis e da participação de pilotos do país vizinho nas provas portuguesas, este ano o Troféu ZCUP tem mais um incentivo muito interessante. O promotor decidiu criar um “Z BOOST” que se trata de um kit especial ao qual os pilotos terão acesso por uma corrida à sua escolha das 16 que irão disputar. O kit que será montado pela organização expressamente para essa corrida, inclui jantes Dymag, muito mais leves que as jantes de origem, as jantes já montam discos Galfer de competição e ainda um Booster electrónico que altera os timings e confere um extra de resposta no desempenho já de si fantástico da Z900.

E como se já não fosse pouco, este ano o Troféu ZCUP vai ser disputado com pneus DUNLOP em vez dos anteriores Continental, realidade que segundo o promotor e os pilotos é bem vinda pois parece ser que os Dunlop conferem níveis de comportamento em pista superiores aos Continental, permitindo tornar as corridas ainda mais competitivas e disputadas.

Novas decorações 2019 – Esta identifica a Moto com Kit “ZBoost” montado

E como o entusiasmo crescente e o sucesso do formato do Troféu Kawasaki ZCUP necessita de palco para a sua expressão máxima todos os pilotos vão ter uma oportunidade extra após o arranque do mesmo no Circuito de Jerez que serão as 3 Horas do Estoril ( ver aqui ), a habitual Prova de Resistência que antecede o início do CNV e para a qual vários pilotos do Troféu ZCUP já confirmaram a sua participação agrupados em várias equipas. Para aqueles que não puderem ir a Jerez ver o arranque do ZCUP 2019 fica aqui o convite para no dia 30 de Março estarem no Autódromo do Estoril para assistirem às 3 Horas de Resistência…

Troféu ZCUP.PT e ZCUP Ibérico 2019, 16 corridas , 4 circuitos e grelhas com quase 2 dezenas de pilotos…. 2019 promete !!! Para saberem mais vão ao site do Troféu ZCUP.PT AQUI

 

Galeria de imagens TrackDay Motoval Box da ZCUP

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!