Triumph Thruxton TFC será o primeiro modelo a ser lançado sob o novo conceito Custom da marca.

By on 24 Janeiro, 2019

O conceito TFC – Triumph Factory Custom nasceu de um desafio interno com outros modelos levado a cabo em 2014 e na experiência interna na preparação de modelos especiais ou para a competição ou para determinados embaixadores da marca que pretendiam ter modelos com alguma exclusividade e personalização levada a cabo pela própria Triumph, sendo exemplo disso a Thruxton de David Beckman.

A recentemente anunciada edição limitada da Thruxton será o primeiro modelo TFC a ser oficialmente lançado no mercado, das quais estão previstas serem produzidas apenas 750 unidades e que de acordo com o novo conceito Triumph Factory Custom será uma edição repleta de pormenores exclusivos, equipamento de topo, tecnologia mais sofisticada e mecânica apurada.

A versão TFC da Triumph Thruxton virá numerada e será acompanhada de um manual especial e de um certificado de autenticidade assinado por Nick Bloor tornando-se na Neo Clássica mais sofisticada do mercado.

Nesta versão exclusiva da Thruxton podemos observar a utilização de carbono em muitos dos seus componentes nomeadamente na carenagem realizada numa só peça, no guarda-lamas dianteiro, na baquet do assento forrado a pele, nas proteções laterais junto às peseiras e nas ponteiras de escape. Outros elementos em alumínio maquinado levam o logo TFC gravado dando um toque de distinção ao conjunto.

A Thruxton TFC monta ainda jantes e raios anodizados em preto, amortecedores traseiros da Ohlins também com acabamento em negro e as tampas do motor também em negro. O esquema cromático da pintura combina pormenores onde se pode ver a fibra de carbono combinando com uma pintura em “negro carbono” com frisos em dourado. Um efeito estético belíssimo de altíssima qualidade realçado pelos vivos dourados em muitos dos seus componentes e um efeito escovado no depósito ao nível dos joelhos.

A Thruxton TFC mantém ainda alguns dos pormenores exclusivos do modelo original como são por exemplo o tampão em alumínio escovado, os corpos de injecção também com acabamento escovado, as peseiras tipo Daytona R e o braço oscilante em alumínio com acabamento escovado.

Também ao nível da mecânica houve intervenção já que o bicilíndrico de 1200cc passou a debitar mais 10CV que o original e ter um binário máximo de 115Nm às 4.850 rpm, passando a montar componentes mais leves, pistons de alta compressão. O escape é uma versão especialmente desenvolvida pela Vance & Hines para a Thruxton TFC, realizado em titânio com ponteiras em carbono e gravação a laser.

Um dado também relevante é o facto da Thruxton TFC pesar menos 5 Kg que a versão original realidade que deixa transparecer a atenção que foi dada a todos os componentes desta versão exclusiva.

Claro que a exclusividade está também na sua ciclística com destaque para as suspensões Ohlins à frente e atrás, totalmente reguláveis, e os travões radiais da Brembo e pneus de competição Metzeler Racetec RR. O acelerador Ride by Wire oferece 3 modos de condução, rain, Road e Sport, com uma gestão integrada e melhorada do ABS, do Controle de tracção e do mapa de injecção.

A Thruxton TFC integra faróis LED com sistema de iluminação diurna e inclui tomada USB e imobilizador com transponder integrado na chave da moto.

Resumo das Características da nova Triumph Thruxton TFC

. Numeradas de 1 a 750 com placa Triumph TFC

. Mais 10 CV de potência que a versão original, 107 Hp

. Binário max de 115Nm às 4.850 rpm

. Embraiagem deslisante e caixa de 6 velocidades

. Menos 5 Kg de peso que o modelo original

. Suspensões dianteiras Ohlins de 43 totalmente ajustáveis 120mm de curso

. Amortecedores Ohlins ajustáveis com “piggy back” e 120mm de curso

. Travões Brembo radiais com manete ajustável com discos de 310mm

. Travão traseiro Nissin com disco de 220mm

. Jantes raiadas com acabamento negro

. Pneus racing Metzeler Racetec RR

. Escape especial em tinânio e carbono da Vance & Hines

. Utilização de fibra de carbomo em muitos dos seus componentes

. Pintura e acabamento exclusivos

. Peças em alumínio maquinado com logo TFC

. Manual e certificado de autenticidade TFC

Info Triumph Thruxton 2018

Notícias sobre a Triumph Thruxton

Todos os modelos da Triumph

 

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!