YAMAHA MOTOROiD – homenageado em todas as três principais competições globais de design. 

By on 20 Fevereiro, 2019

Além de atrair muita atenção quando esteve em exposição em vários eventos, incluindo o 45º Tokyo Motor Show em 2017, o MOTOROiD já tinha recebido o prémio Gold no “International Design Excellence Awards (IDEA)” e o prémio Luminary no ” Prémio Red Dot: Design Concept 2018.” Ao receber também o iF Design Award, o MOTOROiD foi reconhecido por todas as três principais competições mundiais de design.

MOTOROiD visa demonstrar a mobilidade pessoal em que o motociclista interage harmoniosamente com a máquina. Equipado com um controle de equilíbrio de alta precisão via inteligência artificial e tecnologia autónoma, o MOTOROiD tem a capacidade de sentir a sua própria posição e no momento ajustar o seu centro de gravidade de forma a ficar de pé sem qualquer ajuda. Tem também a capacidade de reconhecer o seu “dono” e interagir com ele em outros aspetos graças à sua interface homem-máquina (IHM).

MOTOROiD inspira uma visão de mobilidade futura que leva os veículos além de uma simples “ferramenta para o movimento”. Contudo, a imagem exterior está deliberadamente longe de ser atrativa. O quadro mantém traços claros dos cortes feitos para a sua criação, a carenagem está marcada com “cicatrizes” sem verniz aqui e ali, os pneus estão desgastados ao ponto de que até mesmo os sulcos são quase inexistentes. Os designers e engenheiros queriam mostrar ao público o que os seus repetidos conflitos criativos deram à luz uma forma inalterada.

 

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!