Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Comparativo das duas propostas Adventure da QJ Motor – SRT 550 versus SRT 800 modelos de 2023

By on 4 Maio, 2023

Recentemente tivemos a oportunidade, a convite da MB Motor e Motos Bordoy, de podermos ir até à Catalunha para testar cinco modelos que integram e definem a estratégia de mercado da marca QJ Motor para a Península Ibérica. A marca QJ Motor pertence ao grupo Qjanjiang Motorcycle, empresa fabricante de motos, automóveis, motores e componentes vários, empresa que por sua vez pertence ao Grupo Geely que, entre outros, controla importantes marcas automóveis como a Volvo e a Lotus.

QJ Motor SRT 800 versão com jantes de liga de 17″

Destes 5 modelos, que cobriam três segmentos de mercado, o sector Adventure, Street e Custom, destacamos neste artigo aquilo que foi o resultado da nossa experiência e contacto com as duas Maxi Trail aí presentes, a SRT 550, um modelo de entrada para o segmento Adventure e a mais potente e equipada SRT 800. De referir antes de mais que estes dois modelos testados, ambos de motorização bicilíndrica em linha, apresentavam uma configuração ciclística mais vocacionada para o asfalto, realidade patente na montagem de rodas com jantes de liga leve e ambas de 17”, à frente e atrás.

QJ Motor SRT 550

O modelo SRT 800 tem ainda uma versão X, mais preparada para nos aventurarmos numa ou outra pista fora de estrada, pois monta rodas raiadas com jante de 19” na dianteira.

QJ Motor SRT 800 X com jantes raiadas sendo a dianteira de 19″

Motores de arquitectura semelhante

Os dois modelos optam pela arquitectura bicilíndrica paralela, configuração cada vez mais em voga nas motos Trail de média cilindrada, com diferenças óbvias de desempenho e potência tendo em conta a sua cilindrada.

Ambos são motores de DOHC e 4 válvulas por cilindro. No caso da SRT 550 o motor tem uma capacidade real de 554 cc, inclui refrigeração líquida e caixa de 6 velocidade e debita cerca de 50 CV ( 47,6 CV ) às 7.500 rpm e atinge um binário máximo de 51 Nm às 5.500 rpm. Tem uma entrega suave de potência, não se notando muitas vibrações ao longo dos diferentes regimes e atinge a velocidade máxima de 180 Km ( não comprovada ).

Motor bicilíndrico com escape elevado da SRT 800

O motor da SRT 800, de arquitectura e configuração semelhante,  um bicilíndrico paralelo com 754cc que debita 76 CV de potência, atinge um binário máximo de 67 Nm às 6.500 rpm. A sua entrega de potência é mais evidente do que na sua irmã 550, com mais binário desde os baixos regimes a permitir uma condução mais divertida, com maior saída em aceleração em cada curva e subidas de regime mais rápidas. Um motor cheio que responde bem ao rodar do punho.

Ciclísticas semelhantes com comportamentos distintos

Os dois modelos montam quadros de estrutura tubular em aço do tipo trelissa no caso da SRT800, sendo que a maior rigidez desta última é notória face à sua irmã 550.

As suspensões são do tipo invertidas, sendo no caso da SRT 550 da marca KYB e na SRT800 de marca própria. As suspensões dianteiras não são reguláveis e o amortecedor traseiro permite regulação de pré-carga de mola. O comportamento de ambas pareceu-nos semelhante sendo o da SRT800 algo mais firme, também graças à maior rigidez do bastidor.

Suspensões invertidas KYB da SRT 550

Na travagem ambas incluem duplo disco na dianteira de 320mm com pinças radiais de 4 pistons e disco de 260mm na traseira com pinça de 1 piston. A travagem denota alguma falta de mordida de início, com tacto algo esponjoso da manete, a obrigar a maior pressão sobre a mesma, sobretudo em situações de necessidade de travagens mais abruptas. Um factor a melhorar. O ABS é pouco intrusivo na dianteira e algo mais na traseira e não permite ser desligado.

O braço oscilante em ambas tem forma de “banana” sendo em aço na versão 550SRT e em liga leve na versão 800SRT. O escape na versão 550 está em posição  inferior, denotando a sua vocação mais estradista, enquanto que na 800 é elevado e colocado no lado direito.

Braço oscilante em liga leve em formato de “banana” da SRT 800

As jantes de ambas são de liga leve de 17” com a medida de 120/70-17” na dianteira e na traseira um pneu 160 na SRT 550 e um 180 na SRT 800.

Estética e equipamento

A estética de ambas é semelhante, moderna e em linha  com a configuração adoptada pelos modelos de referência no seu segmento de mercado, onde se destaca o já habitual “bico de pato” na dianteira.  A QJ SRT 800 destaca pela sua maior volumetria e dimensão e a SRT 550 por aspecto mais ligeiro e menos pesado.

Estética agressiva e impactante da SRT 800

Em termos de instrumentação a SRT 800 monta painel TFT a cores com 7” e a SRT 550 um LCD de 5” em que a informação se torna algo difícil de obter quando a luz do sol incide directamente nos mesmos.

Na 550 SRT destacamos as proteções de mãos de origem, um écran com um bom comportamento aerodinâmico, embora não ajustável em altura, proteções laterais tipo “ TRK 502” ( discutíveis ) e iluminação full LED. A SRT 800 monta igualmente proteções de mãos de origem, guarda-lamas traseiro sobre a roda e écran dianteiro igualmente fixo ( situação a rever tendo em conta o posicionamento do modelo )

Proteção aerodinâmica adequada em ambos modelos

Condução

Na nossa opinião e a rodar em ambas, aquilo que mais se sente é o peso, mais equilibrado em termos de distribuição de massas na SRT 800, que se revela inclusivamente mais ágil apesar dos mais de cerca de 20 Kg do que a sua irmã SRT 550.

QJ Motor SRT 800 uma estabilidade, conforto e resposta de motor

São motos estáveis e confortáveis para viajar, com boa proteção aerodinâmica, passíveis de personalização, sobretudo ao nível das malas para bagagem,  estas em promoção actualmente.

Diferenciam-se pelo seu comportamento e resposta de motor, sendo a versão SRT 800 para quem gosta de uma condução mais desportiva  e a SRT 550 para aqueles que querem dar os primeiros passos no segmento das Maxi Trail, sem quererem aventurar-se no offRoad e que procuram uma moto acessível tanto para o dia a dia como para realizar pequenas viagens de fim de semana.

QJ Motor SRT 550 resposta progressiva, conforto e proteção aerodinâmica

Preços e caraterísticas

Sem dúvida que a SRT 550 representa uma proposta aliciante, pois por 6.590.- euros podemos considerar ser um compromisso honesto tendo em conta tudo aquilo que oferece em termos de equipamento e prestações. Está disponível em duas opções cromáticas, vermelho e azul e está em vigor uma campanha que oferece a matrícula e 50% de desconto no Kit de malas.

SRT 550 acesso privilegiado ao mundo MaxiTrail

No caso da SRT 800 o seu preço reflete o maior desempenho de todo o conjunto, as suas prestações e nível de equipamento. Um pvp abaixo dos 10.000 eur é estratégico e uma oportunidade para quem queira uma moto Adventure com grande capacidade para viajar. Está também disponível em duas opções cromáticas e também na versão X com jantes raiadas e de 19” na dianteira. Neste momento existe igualmente uma campanha de promoção para o modelo com oferta das despesas de matrícula e o Kit de malas ( top case e malas laterais em alumínio )

Conclusão

Inegavelmente as motos de fabrico chinês começam a apontar para os níveis de qualidade exigíveis no mercado europeu e é cada vez mais difícil considerar critérios relacionados com preconceito e circunstâncias que têm a ver com um passado que é passado, a fazer lembrar os tempos a seguir à segunda Grande Guerra em que os japoneses entraram nos mercados europeu e norte-americano, mercados que eram dominados pelas marcas ocidentais.

SRT 800 versão X com jantes raiadas a opção mais OffRoad

Para que não restem dúvidas sobre a qualidade dos seu produtos a QJ oferece uma garantia de 6 anos em todos os seus modelos, realidade que representa uma enorme segurança para os clientes e inclusivamente para a própria rede de concessionários. Basta pensar que poderemos adquirir uma QJ, utilizá-la durante 3 anos, trocá-la por uma moto de cilindrada superior e aquela que deixamos no concessionário ainda goza de outros 3 anos de garantia oficial.

A SRT 550 e a SRT 800 vêm enriquecer a oferta de motos no segmento médio das motos Adventure asfálticas com um modelo para quem procura uma moto acessível e fácil de conduzir e outro para aqueles que, com mais experiência, pretendem tirar partido de um desempenho superior da mesma.

Galeria QJ Motor SRT 550

Galeria QJ Motor SRT 800

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments