Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Manutenção: Alguns cuidados a ter com os pneus

By on 30 Maio, 2023

Lembre-se dos pneus como seres vivos. Se bem tratados, podem ser usados por muito tempo em boas condições.

Poeira dos travões, chuva e todos os tipos de sujidade deterioram os pneus. Especialmente o inverno, é uma estação que não é muito boa para os pneus. Além disso, do ponto de vista da deterioração, mesmo que o pneu seja usado pelo mesmo período, o pneu que sobreviveu ao inverno será completamente diferente do pneu que não sobreviveu. Desnecessário dizer que os que sobreviveram a um inverno se deterioraram (perderam a elasticidade). Lembre-se que tempo frio = baixa temperatura irá endurecer o composto.

Por outro lado, a borracha, que pode ser considerada o principal componente dos pneus, endurece e deteriora-se devido aos raios UV (ultra-violeta) e ao ozono. Portanto, deve-se evitar que a luz solar incida diretamente na moto quando a guardamos, especialmente se fora de uma garagem.

Além disso, é melhor usar as coisas moderadamente do que não usá-las. É o mesmo com os pneus, e se os aquecer adequadamente – mesmo no inverno frio – e movimentar a borracha, pode manter a elasticidade do composto durante o inverno.

Ainda que o destino da sua condução seja maioritariamente em cidade, poderá verificar que o ângulo do pneu traseiro é reduzido. As causas para isso são a falta de pressão de ar e aceleração/desaceleração repentina irracional.

Portanto, é bom que mantenha sempre a pressão de ar nos pneus adequada adequada. Verificar a pressão dos pneus diariamente, assim como antes de partir para uma viagem longa com a moto carregada, são sempre bons cuidados a ter.

Verificação a pressão de ar dos pneus

O “+0,1” (fita amarela) no medidor de ar significa que é correto medir a tolerância com um medidor mestre e adicionar 0,1kg/cm2. Um medidor mestre é um grande medidor de pressão do tipo tubo Prudon. Os tipos mais comumente usados ​​são acionados por mola.

Depois de adicionar ar ao pneus, coloque o dedo na válvula para verificar se existe esvazamento. Além disso, aperte os sem-fins da válvula e verifique se a borracha não está deteriorada.

À esquerda está o medidor de pressão VIGIL feito pela WILDER e recomendado pela Michelin, que é portátil mas preciso. O da direita é um medidor de tamanho médio que pode ser conectado a um compressor de ar e pode ser preenchido com ar e ajustado.

Verifique a elasticidade dos pneus

O pneu dianteiro não deve mostrar sinais de uso até a borda do piso, a menos que seja usado em circuito. Por outro lado, a borda do pneu traseiro pode tocar o solo com mais frequência.

Verifique se não encontra materiais estranhos na banda de rodagem. Especialmente peças de ferro, pregos, parafusos, etc. são perfurantes.

Pode até lhe parecer estranho isto, mas luvas de borracha para jardinagem são convenientes para a manutenção de pneus. Se as colocar e com elas esfregar o piso, ele ficará bonito e preto como novo.

Na imagem acima veja como a esquerda está antes de esfregar com luvas de borracha para jardinagem, havendo alguns pontos esbranquiçados. Depois de esfregar o pneu veja como ficou o lado direito.

Os raios UV são inimigos dos pneus. Mesmo que guarde a sua moto numa garagem, é melhor que a cubra com uma capa de moto ou algo semelhante. Além da pintura, também as borrachas se degradam com uma exposição longa ao sol.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments