Avon fecha a última fábrica no Reino Unido
O Reino Unido sempre foi uma terra de motos, seja com os seus fabricantes históricos, mas também com os seus fabricantes de pneus. Além da Dunlop, cujos pneus para motos também são produzidos em França (Montluçon), a Avon Tires até agora continuou a produzir os seus pneus para motos em território britânico, mas a aventura está a chegar ao fim.
A Cooper Tire and Rubber, proprietária da marca e subsidiária do grupo Goodyear desde 2021, anunciou efetivamente a cessação das atividades e o encerramento do local de produção em Melksham, no condado de Wiltshire. Este local histórico, entrou em operação logo no início do século passado e acompanhou o rápido crescimento da empresa durante as décadas de 1950 e 1960 até atingir uma produção anual de um milhão e meio de pneus para motos e automóveis.
Acontece que nos últimos anos, a empresa passou por quedas de lucratividade e foi obrigada a realocar várias partes de sua produção em 2018, com exceção da fabricação de pneus para motos, que ainda é realizada no local. De acordo com a MCN, os lucros gerados pela unidade de Melksham aumentaram de £ 4,3 milhões em 1993 para £ 6.873 em 2020.
Certamente por isso, em 2018 a Cooper Tire and Rubber garantiu que a empresa não planeava realocar a produção de pneus para motocicletas. Planos que mudaram após os efeitos da crise sanitária e do Brexit. A histórica fábrica de pneus deve encerrar em 2023, sendo afetados cerca de 350 funcionários.
Por enquanto, não se sabe para onde será enviada a produção de pneus para motos.
0 comments