Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Benelli prepara motor V4… a mítica Tornado de volta?

By on 24 Abril, 2023

Hoje, o catálogo da Benelli oferece motos espetaculares, mas entre elas não há nenhuma desportiva de litro. Isso pode mudar se um novo motor V4 entrar em produção.

Desde que a Qianjiang assumiu a Benelli em 2005, o processo de crescimento da empresa de origem italiana tem sido imparável. Especialmente nos últimos anos em que modelos como a Leoncino ou a TRK 502 definiram uma posição líder no mercado. Ainda assim, falta uma peça para a marca ter a sua gama o mais completa possível, o que pode acontecer com a chegada de uma moto desportiva  de 1000cc.

Tudo indica que essa chegada pode estar mais próxima do que nunca, graças a informações vindas da China que confirmam o registro de patentes de um motor V4 de 90 graus com cilindrada de um litro. Estamos a falar de um motor de comando duplo à cabeça com quatro válvulas por cilindro. O que chama a atenção é que, apesar de esse tipo de motor ser usado há muito tempo, e alguns até apontam certa semelhança com o motor da Honda VFR800, as patentes mostram soluções diferentes em alguns aspectos.

Na verdade, a maioria dessas patentes tem a ver com elementos funcionais e não com desempenho. Referimo-nos à circulação e retorno do óleo, da lubrificação da transmissão ou da forma como alguns elementos da cambota são montados, embora estes últimos possam afetar o desempenho.

O que não aparece em nenhum projeto nem se sabe ao certo é em qual moto este motor será utilizado. O que esperávamos ou gostaríamos é que fosse o coração de uma nova Tornado que sucederia à Benelli Tornado Tre 1130. O fato é que também poderia ser o motor de alguma moto Adventure, a qual beneficiaria do menor volume de um V4 em relação aos quatro cilindros em linha. Em todo o caso, tudo isto não passam de indícios, até porque o facto de existirem patentes registadas não significa que as soluções irão concretizar-se, muito menos chegar a uma produção final.

O que estas patentes dizem é que a atividade na Benelli não pára e que o plano para continuar a recuperar a marca e colocá-la num nível acima ainda está em andamento.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments