Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Carta de moto digital: FEMA decepcionada com proposta da Comissão Europeia

By on 7 Março, 2023

A FEMA (Federação Europeia de Associações de Motociclistas) está muito desapontada com a proposta de uma nova diretriz da habilitação de condução, que ignora completamente as necessidades dos motociclistas.

Fonte: FEMA

A Comissão Europeia publicou o seu Pacote de Segurança Rodoviária. Parte dela é uma proposta para uma nova Diretriz de Carta de Condução. Os novos elementos são principalmente a introdução de uma carta de condução digital e a harmonização das cartas de renovação.

Em geral, a FEMA pede uma mudança de direção do foco atual em habilidades técnicas em baixas velocidades para habilidades mais altas que levam a uma melhor consciência de risco e preparação para lidar com situações inesperadas. Isso pode ser feito sem aumentar o limite para obter uma licença A completa, fazendo diferentes escolhas e facilitando a passagem pelos estágios de A1 a A.

A FEMA chama ainda a atenção para a actual estrutura da Directiva relativa aos motociclos de treino e teste, que faz com que as mulheres e os homens de baixa estatura continuem a ser desnecessariamente excluídos. Uma mudança nas escolas de condução e motos pode mudar isso. Por último, pedimos uma maior harmonização no que diz respeito aos reboques e à possibilidade de conduzir motos ligeiras com carta B em todos os estados membros.

O desapontamento do secretário-geral da FEMA, Dolf Willigers: “Com relação às cartas de condução para motos, não há mudanças. Isso mostra que a Comissão Europeia não fez nada com os nossos comentários e recomendações durante os anos em que discutimos isso. Esta é uma conclusão muito decepcionante. No entanto, esta é apenas uma proposta. Passará por um longo processo legislativo no qual também estão envolvidos o Parlamento Europeu e o Conselho da União Europeia. Isso significa que este não é o fim do caminho para nós. A FEMA lutará para obter uma diretiva melhor, que inclua as nossas necessidades e exigências.”

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments