Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Harley-Davidson Electra Glide Highway King 2023: Mergulhando no passado para deslumbrar no presente

By on 2 Maio, 2023

Há uma nova tradição na Harley-Davidson. A cada ano, a Motor Company mergulha fundo nos seus arquivos, encontra uma moto que deixou corações em chamas na sua época e lança uma réplica moderna dela. Chamam-lhe ‘Coleção de Ícones’ e vai no seu terceiro ano.

A moto da linha Icons deste ano remonta ao ano em que Nixon venceu as eleições americanas, os Led Zeppelin subiram ao palco pela primeira vez e um Big Mac custava 49 centavos. Apelidada de Harley-Davidson Electra Glide Highway King, é uma recriação moderna da FLH Electra Glide de 1968.

A Harley-Davidson completa 120 anos este ano, o que significa que a empresa tem muita história para analisar ao descobrir motos do seu legado para destacar na sua série Icons. Quem tenha a sorte de visitar o museu Harley-Davidson em Milwaukee e de obter acesso aos arquivos sagrados, encontrará esse espaço cheio até a borda com tudo, desde memorabilia a fotografias históricas.

Então, o que exatamente a equipa HD considera ao escolher cada modelo Icon? “Muitos factores”, diz Brad Richards, vice-presidente de design e diretor criativo de motos da Harley, sem rodeios. “Tentamos manter um equilíbrio entre as décadas em que nos mais distinguimos e quais os modelos que despertam mais paixão nos corações de nossos clientes. Também consideramos a narrativa atual em todo o portfólio a cada ano. Por exemplo, a Electra Glide Revival (o primeiro lançamento da Harley Icons) foi lançada ao lado da Pan America, como um lembrete de que nossos clientes atuais são tão importantes quanto os futuros clientes”.

A Electra Glide de 1968 tem tanto de nostalgia americana quanto as Harleys vintage. Salpicada numa pintura magenta, com acabamento branco e detalhes cromados, fica claro a que época se refere. Por exemplo, o pára-brisa, a bagageira e protetores de motor é claramente de onde vem a nomenclatura Electra Glide Highway King.

A Electra Glide Highway King é baseada no quadro touring de uma longarina existente da Harley e alimentado pelo motor Milwaukee-Eight 114 da empresa. Portanto, tem todos os acessórios de uma moto de turismo moderna; travões Brembo vinculados, ABS em curvas, controle de tração e controle de deslizamento de torque de arrasto, cruise control e um recurso de retenção em subidas. Pode-se ainda atualizar o motor de 160 Nm com toda a gama de kits Screamin ‘Eagle da Harley.

O depósito de combustível, os mostradores montados no depósito, os guarda-lamas, as tampas laterais e as coberturas dos garfos parecem vir direto de outras motos de turismo, como a Road King. É uma prova de quão consistente a linguagem de design da Harley permaneceu ao longo dos anos.

“Mantivemo-nos fiéis às nossas raízes, mesmo com as nossas motos mais recentes,” diz Brad. “As proporções, formas e a maneira como gerenciamos visualmente os componentes eletrónicos significam que a maioria das nossas motos atuais são ótimas bases para futuros ícones.”

Até os alforjes foram emprestados da linha touring existente; “Novamente, o factor de forma ainda está muito próximo dos originais do final dos anos 60, então funcionou perfeitamente”, acrescenta Brad.

O que faz a Electra Glide Highway King se destacar é o quanto bem o seu acabamento exclusivo foi executado. Para começar, os dois trabalhos de pintura são igualmente impressionantes. Pode ser comprada em ‘Hi-Fi Orange’ ou ‘Hi-Fi Magenta’, e cada versão vem com tonalidade correspondente na metade inferior do pára-brisas destacável. Os alforjes de ambas as versões são brancos, como nos anos 60. A consola central apresenta um contorno cromado com uma faixa central preta, pontuada por faixas brancas. Um gráfico da coleção de ícones e um emblema de serialização também estão gravados na consola.

Um detalhe absolutamente único é o assento da Electra Glide Highway King. A Harley começou com peças dos seus assentos de motos da polícia e, em seguida, construiu uma nova unidade com um design personalizado. Estofado em preto e branco, é uma peça de destaque. O resto da moto é finalizado com faixas cromadas – do próprio motor às barras de proteção, acabamento do guarda-lamas dianteiro e protetores dos alforjes. Inscrições cromadas ‘Electra Glide’ adornam o guarda-lamas dianteiro. Holofotes duplos flanqueiam o farol, enquanto as clássicas rodas enfeitadas usam bandas de rodagem brancas.

Tudo isso é caro, naturalmente. A Harley-Davidson Electra Glide Highway King custará 26.999 dólares nos Estados Unidos – três mil a mais do que a atual Road King Special. Como é de praxe nas suas motos Icons, a Harley produzirá apenas o modelo 2023, limitado a 1.750 unidades (1.000 em laranja e 750 em magenta).

Tudo somado, a Electra Glide Highway King situa-se entre uma moto customizada de fábrica e uma clássica moderna. Certamente atrairá os fiéis da Harley, que são conhecidos por enlouquecer com os modelos de edição especial.

Ficha técnica

Motor: Milwaukee-Eight® 114, válvulas suspensas operadas por pushrod com elevadores hidráulicos auto-ajustáveis; quatro válvulas por cilindro       

Cilindrada: 1.868cc         

Taxa de compressão: 10,5:1      

Alimentação: Injeção Sequencial Eletrónica de Combustível (ESPFI)      3

Caixa: 6 velocidades com Cruise Drive

Transmissão final: por correia

Escape: duplo 2-1-2 com silenciadores cónicos

Quadro: tubular do tipo backbone de duas peças estampado e soldado

Suspensão dianteira: Forquilha com válvula de dobra dupla de 49 mm, curso de 117 mm

Suspensão traseira: 2 amortecedores ajustáveis à mão de baixa altura, curso de 54,6 mm

Travagem: discos de 300 mmcom pinças de 4 pistões

Comprimento x largura x altura: 2395x925x1470 mm

Altura do assento: 790 mm

Distância entre eixos: 1625 mm

Pneus: Dunlop® Harley-Davidson Series, viés de parede branca larga

Capacidade do depósito: 22,7 litros

Peso em ordem de marcha: 385 kg

Repare nas semlehanças da pintura com o modelo original
Harley-Davidson FLH Electra Glide de 1968 (Arquivos Harley-Davidson)
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments