Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Kove Cobra 321 R: Uma naked chinesa eletrizante

By on 17 Janeiro, 2023

A Kove Cobra 321 R lembra uma KTM 390 Duke, mas não é uma cópia da moto austríaca e tem várias ideias muito interessantes, uma delas é o seu espevitado motor de dois cilindros, muito ao contrário da grande maioria das 300 com um só cilindro.

Talvez o nome Kove não lhe diga muito, ou quase nada, mas a marca chinesa esteve presente na EICMA com um espaço condigno para revelar diversos modelos, participou no último Rally Dakar com uma equipa de fábrica e já está presente em alguns países da Europa, não devendo tardar muito em chegar também a Portugal.

Entre as suas propostas mais interessantes, está este modelo que se chama Cobra 321 R e que na sua variante laranja lembra à primeira vista uma KTM 390 Duke, mas tem muitas diferenças.

Motor de dois cilindros com 40 CV

A primeira reside no motor que não é monocilíndrico como a grande maioria das 300cc, mas sim um motor bicilindrico paralelo refrigerado a líquido, com dupla distribuição de comando de válvulas à cabeça e quatro válvulas por cilindro. As medidas de diâmetro e curso (68 x 44,2 mm) levam a uma cilindrada de 322cc, anunciando o mesmo uma potência de 40 CV (29,5 kW) às 10.000 rpm e um binário de 29 Nm às 9.000 rpm, para uma velocidade máxima de 170 km/h e aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,6 segundos.

Já quanto ao design, é inegável que as suas linha angulares lembram muito o estilo KTM, mas a Kove desenvolveu a ideia de acordo com seu próprio estilo, equipando a moto com componentes de última geração. O quadro é um treliça de tubo de aço com suspensão traseira unilateral com amortecedor central e uma forquilha invertida. As dimensões da ciclística sugerem algo muito ágil, com uma distância entre-eixos curta de 1.370 mm e 153 kg de peso anunciado. Resumindo, existem todos os pré-requisitos para uma moto ágil e pouco exigente, ideal para trajetos em cidade e via inter-urbanas de muito tráfego.

Componentes de primeira qualidade

O sistema de travagem conta com um imponente disco Nissin à frente assistido por pinças de montagem radial e ABS, ao qual se junto o disco traseiro, sendo ambos recortados para um melhor arrefecimento. As rodas de liga de alumínio são equipadas com pneus 110/70-17 dianteiros e 150/60-17 traseiros, as luzes são todas de LED e o tablier tem um monitor LCD ao estilo chinês.

Ainda não se sabe quando esta Kove vai chegar ao mercado, mas já tem uma gama suficientemente completa que inclui a Cobra 125 R, uma versão de menor cilindrada desta naked, a variante 321 RR mais desportiva com carenagem completa, assim como modelos mais exigentes como a 450 enduro e a 400 RR de quatro cilindros de 68 cv, ou a ADV 800 X Enduro.

A grande incógnita do momento, é saber quem importará a Kove para o nosso País mas, certamente, candidatos não irão faltar.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments