Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Concept Honda XLT750R by Oberdan Bezzi: A digna sucessora de um mito

By on 31 Março, 2023

Não sei se sabe mas a mítica Africa Twin teve uma antecessora no início dos anos 80, quando criou a maxi-trail Honda XLV750. Contúdo, esta não teve o sucesso esperado,  talvez por chegar cedo demais ao mercado, com um conceito que as pessoas não entenderam. Agora, esta Honda XLT750R poderia atender às necessidades dos mais aventureiros.

No princípio dos anos 80, a Honda decidiu explorar novos caminhos criando uma moto que se inseria num segmento que até então não existia, ou melhor, onde apenas rodavam as BMW R 80 GS. Poderíamos designá-la de maxi-trail porque, naquela época, já existiam motos de enduro (entendidas para uso em estradas mistas, mas com boas habilidades off-road). Mas eram leves, com motores monocilíndricos, e de pouca utilidade se quisesse-mos levá-las a percorrer longas distâncias.

A Honda lançou nessa altura a XLV750R, animada por um motor V-twin de 60 graus, com 5 velocidades e pouco mais de 60 CV. Uma das coisas mais estranhas sobre este modelo foi a inclusão de um sistema de transmissão por veio de cardã. Travão de disco dianteiro e de tambor atrás, rodas de 21 e 17 polegadas à frente e atrás, respectivamente, além de uma pintura colorida marcante na qual o próprio motor foi pintado em vermelho. Se olharmos bem para esta moto, vemos que as aletas sob o depósito direcionam o fluxo de ar para o cilindro traseiro, melhorando a refrigeração.

Agora, Oberdan Bezzi , um dos designers mais prolíficos e talentosos do planeta, imaginou e desenhou o que seria a Honda XLT750R. Ou seja, o concept de uma maxi-trail que bebe inspiração das fontes da sua antecessora. A começar pelo motor bicilíndrico, embora neste caso paralelo e que vem da nova Honda XL750 Transalp.

Como diz o próprio Oberdan, “a Honda poderia trazer ao mercado uma moto que alia as suas qualidades a uma aptidão muito mais acentuada para enfrentar o todo-o-terreno de forma a criar uma alternativa menos óbvia e mais “cool” que a sua própria Transalp, com a qual teria em comúm o motor “.

Sem dúvida, seria um modelo interessante de se ver na estrada, e que replicaria motos com um marcante caráter offroad mas, ao mesmo tempo, com qualidades touring suficientes para enfrentar longas viagens.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments