Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Scoop: Moto Guzzi V100 Stelvio apanhada em testes

By on 12 Maio, 2023

Estas fotos foram tiradas na saída de uma autoestrada em Itália, e embora sejam protótipos, não é difícil reconhecer que se trata da futura V100 Stelvio, antecipada pelo Grupo Piaggio na EICMA 2022.

Com a chegada dos smartphones, capazes de tirar ótimas fotos, qualquer simples mortal se pode transformar num potencial espião. Foi o que aconteceu a Luigi P. que prontamente reconheceu três protótipos da Moto Guzzi e tirou estas fotos à saída da autoestrada de Treviso, em Itália.

Construída com o mesmo quadro da V100 Mandello de estrada, a V100 Stelvio é a interpretação voltada para o uso mais off-road – leve, claro – com rodas raiadas e aro tubeless de 19” na dianteira e 17” na traseira, e com suspensões de curso mais longo, em torno de 200 mm.

O motor é também o mesmo da V100 Mandello. Nunca é demais lembar que se trata de um moderna unidade motriz, equipada com refrigeração líquida e possui DOHC com quatro válvulas por cilindro comandadas por balanceiros tipo finger, solução normalmente adotada em motores de alto rendimento. Neste caso estamos a falar de 115 CV @ 8700 rpm com um binário de 10,7 kgm @ 6750 rpm, valores decididamente interessantes para um motor deste tipo, um bicilíndrico em V a 90° de 1042cc.

Em comparação com os motores Guzzi que o precederam as cabeças são girados 90° para poder alojar o sistema de admissão no centro do V e assim deixar mais espaço para as pernas do piloto, conseqüentemente os escapes saem lateralmente. A outra importante novidade desse motor é a presença de um contraeixo para equilibrar o binário devido à disposição longitudinal da cambota.

A caixa é de seis velocidades e a embraiagem multidisco em banho de óleo, a lubrificação é por cárter húmido. O gerenciamento eletrónico baseado na clássica plataforma inercial IMU de seis eixos da Marelli da Mandello, também será adotado na Stelvio, com todas as ajudas eletrónicas. Presumivelmente com algumas variações offroad e a possibilidade de desconetar o ABS para a roda traseira.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments