Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Piaggio simplifica o sistema de distribuição variável

By on 11 Janeiro, 2023

A Piaggio registou a patente de um inovador sistema variável de comando de válvulas, que pode ser aplicado não apenas na marcas do grupo como a Aprilia e Moto Guzzi, como nas próprias scooters de Pontedera. O ‘segredo’ está na simplicidade.

De acordo com a revista alemã ‘Das Motorrad’, a Piaggio registou a patente de um novo dispositivo de distribuição variável das válvulas do motor em V de quatro cilindros da Aprilia Tuono V4 1100 e da superdesportiva da empresa Noale, a RSV4 1100 Factory. O que torna a patente da Piaggio particularmente interessante é sua simplicidade: a variação não é obtida usando sistemas eletrónicos, mas simplesmente por três esferas na roda dentada do eixo de comando de válvulas.

Um sistema de apenas 3 esferas!

Como os mais atentos às notícias de motociclismo sabem, os sistemas deste tipo permitem modificar os tempos de abertura da válvula em função do regime de rotações do motor (r.p.m.), de modo a modular as características de entrega e, finalmente, obter mais potência em altas rotações e ao mesmo tempo maior tração em baixa e maior fluidez.

O que distingue a patente da Piaggio de outros sistemas conhecidos é a sua simplicidade. A variação não é obtida por via da eletrónica, mas simplesmente por três esferas na roda dentada da árvore de cames de admissão que também aciona a de escape. Quando as rotações aumentam e impulsionam a velocidade de rotação do eixo, a força centrífuga empurra as esferas para fora, modificando assim a abertura simultânea das válvulas de admissão e escape.

Não é uma novidade absoluta porque já existia algo parecido na Suzuki GSX-R de 2017, mas nesse sistema foram usadas 12 esferas enquanto o sistema Piaggio tem apenas 3, com ganho talvez na redução do atrito, e certamente na redução da produção custos. E isso tornará mais fácil aplicar o sistema a motores de menor cilindrada, como as scooters Piaggio de Pontedera.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments