Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

UM Renegade: Porque o tamanho não é tudo!

By on 28 Abril, 2023

A marca americana tem a maior gama de motos custom de 125cc. Um ‘downsizing’ bem conseguido, que não lhes retira nem o espírito nem o carácter das irmãs maiores.

Quando pensamos em custom, logo nos vêm à mente imagens de motos grandes e pesadas, com motores de cilindradas próximas a 2.000 cc. No entanto, as versões mais pequenas sempre deslumbraram o público, sendo também magníficas motos para levar para a escola. E se alguém conhece bem este mundo é a marca norte-americana UM com a sua gama Renegade.

É considerado motociclista quem sobe a uma moto. Desde o jovem que conduz o seu ciclomotor ou scooter, aos que conduzem potentes motos desportivas, imponentes GTs ou motos offroad nos trilhos. É um caso claro de que o hábito não faz o monge, e qualquer um pode captar a sensação de liberdade que uma moto pode proporcionar.

Essa sensação de liberdade sempre andou de mãos dadas com as motos custom, cruisers ou chopper, simbolizadas em filmes como Easy Rider. Ir de um ponto a outro sem que o importante seja realmente o destino, mas sim as experiências que acontecem ao longo do caminho. E a marca americana UM sabe muito disso , porque com a sua gama Renegade trouxe aos jovens, ou utilizadores A1 ou B+3, a possibilidade de receber muito por muito pouco. Aqueles que apreciam  motos custom, com certeza encontram aqui um modelo que se encaixa perfeitamente com o seu estilo.

A gama UM Renegade

A gama UM Renegade é a mais extensa, não só na gama da marca americana mas de todas as marcas de motos. Dificilmene encontrará tal variedade em 125 cc noutro fabricante. Além disso, com características típicas de motos grandes, sendo a mais importante o seu motor monocilíndrico refrigerado a água, comum a todas elas exceto a Sport que, por ser uma versão accessível, é a mais simples de todas.

Enquanto nesta se declara uma potência de 9,5 CV, o motor mais potente chega aos 12,2 CV, graças à utilização do referido arrefecimento líquido. Outros elementos a destacar são, por exemplo, a injeção eletrónica, o arranque elétrico ou a caixa de seis relações com transmissão final por corrente. Assim como a forquilha telescópica, o duplo amortecedor traseiro ou a combinação de travões a disco de 280 mm e 240 mm (dianteiro/traseiro) com sistema de travagem combinada CBS.

A partir destes elementos são erguidos diversos modelos que agrupam vários estilos ou abordagens, e nos quais se alternam diferentes variações ao nível da estética, dos equipamentos, das qualidades dinâmicas ou do público a que se dirige.

O melhor é que mesmo sendo modelos de 125 cc, deixa de lado o estigma de que motos dessa cilindrada são válidas apenas para a cidade. Com qualquer uma das UM Renegade podes ir tão longe quanto quiseres, à moda antiga: desfrutando das estradas e não de aborrecidas auto-estradas, descobrindo cantos escondidos e fazendo a experiência durar o máximo possível. E tudo isso, sozinho e acompanhado.

UM Renegade Sports

A UM Renegade Sport é o modelo de acesso à gama. Utiliza o motor referigerado a ar, é uma cruiser com foco desportivo, que opta por uma roda dianteira de 17″ com pneus de perfil baixo. Destaca-se pelas proteções tipo fole na forquilha, o guiador Beach Bar com a instrumentação posicionada sobre ela, um aerofólio lateral filtro desportivo, escape recortado, farol de LED, plataforma para os pés do condutor e encosto do passageiro.

UM Renegade Freedom

Se existe um modelo que evoca a liberdade da cultura chopper, este é sem dúvida a UM Renegade Freedom. Nela encontramos o motor de 12,5 CV refrigerado a água, seis velocidades, acabamentos escuros em combinação com jantes de liga dourada (17″ e 15″) que montam pneus de baixo perfil. A sua presença é destacada pelo farol de LED que integra a letra R, e também é carenado. Atrás, um guiador Pull Back com espelhos na ponta deixa uma impressão clean e, além, a instrumentação que fica localizada no depósito de combustível. Apresenta ainda detalhes diferenciadores, como a luz de travagem traseira transparente, ou o banco do passageiro integrado no guarda-lamas traseiro.

UM Renegade Vegas

A UM Renegade Vegas é a custom que deseja usar todos os dias, uma cruiser pura e refinada, que rapidamente chama a atenção pelos seus detalhes e esquema de cores. Possui rodas de liga leve com pneus de perfil baixo (17″ e 15″), farol de LED com assinatura luminosa “R”, banco do passageiro integrado à asa traseira ou guiador Pull Back. Este modelo tem três variantes, pois foi concebido tanto para uma utilização diária como para escapadelas de fim-de-semana. Por isso existem as versões Urban (com mala traseira SHAD SH34), Tourer (com malas laterais SHAD SH23) ou Gran Tourer (com bagageira SH34 e malas SH23).

UM Renegade Commando

Se o estilo bobber é mais a sua cara do que o estilo cruiser, então a escolha é clara: você precisa de uma destas motos vestidas com uniforme militar.

UM Renegade Classic

Deixamos a UM Renegade Classic para o final , porque é talvez a melhor demonstração do que dissemos no título. É uma moto de pequena cilindrada, sim, mas enorme com aquele espírito transmitido pela chamada custom com uma aparência mais tradicional. Estamos a falar de uma American Vintage Style Cruiser cheia de cromados e guarda-lamas envolventes. Claro que não podiam faltar o generoso pára-brisas dianteiro, as malas laterais a condizer, os pneus radiais (16″ à frente), a forquilha carenada ou a pintura bicolor.

UM Renegade Classic Deluxe

Querendo ainda dar um passo adiante, pode fazê-lo graças à UM Renegade Classic Deluxe . O próprio nome Deluxe já indica que se trata de uma edição de “luxo” onde encontramos os elegantes pneus com flancos brancos, alforjes laterais específicos, decoração especial, um farol LED com a assinatura “R” ou um pára-brisas ligeiramente recortado, que acentua a sua silhueta.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments