Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

BMW lança patente para regulação dos apoios de pés

By on 13 Maio, 2024

A empresa bávara apresentou um pedido de patente para um novo sistema de ajuste dos apoios de pés que não precisa de ferramentas. Vejamos como funciona.

Sem chaves para mexer ou parafusos para afrouxar, para uma operação rápida e fácil. Estas são as vantagens anunciadas pela BMW com o pedido de patente para um novo sistema de ajuste do apoio dos pousa-pés. Concebido para motos eléctricas, não está excluído que este sistema – tão simples quanto eficaz – possa ser adoptado noutros modelos da gama.

Por si só, a plataforma mantém um aspecto comum e está equipada com o clássico pino articulado (figuras acima) que permite colocar a ‘peseira’ para cima. A novidade diz respeito ao ponto de fixação ao quadro, equipado com uma pista deslizante (figuras abaixo) que funciona em combinação com uma ranhura dentada e um pino de fixação adicional. Na prática, bastará, portanto, inclinar o pousa-pés para extrair o pino de uma das sedes dentadas, deslizar a plataforma até a posição desejada e voltar – de novo – para travar tudo através do pino, para ser reinserido dentro da ranhura ( desta vez, em local diferente.

O sistema criado pela BMW parece simples e prático, embora permaneça a incógnita se o mesmo também poderia ser aplicado ao ajuste das alavancas dos pedais de travão e mudanças, porque pelo menos até agora é inexistente um sistema de ajuste igualmente rápido. Por esta razão, a patente em questão é atualmente adequada apenas para utilização em motos elétricas.

Para percebermos se o sistema terá futuro também em outros modelos endotérmicos, é preciso acompanhar os pedidos de patentes da empresa alemã.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments