Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Gilera pode estar de volta pela mão da Zongshen

By on 10 Maio, 2023

Surgem agora novos rumores sobre um possível regresso de Gilera. Uma pareceria com a marca asiática Zongshen, pode pontenciar as possibilidades do regresso da marca italiana ao mercado com um novo modelo.

No ano passado, por volta do mês de março, surgiu a notícia do possível regresso de uma marca tão icónica como a Gilera. A união comercial entre Zongshen-Piaggio pode dar frutos e resgatar a Gilera do baú das recordações, seguindo a tendência de outras marcas transalpinas. Isso significa design italiano e produção na China – tudo apontando para um novo modelo naked de alta cilindrada como estreia comercial.

Pouco depois, em maio de 2022, foram vistas duas motos de teste que, tendo-se especulado inicialmente que pudessem estar relacionadas com o regresso da Shiver. Somando a isto o Cyclone RA9 Concept, obra de Zongshen, exibida há alguns meses, várias coisas começaram a fazer sentido.

Vários media de Itália acreditam que o regresso da Gilera poderá estar mais próximo do que pensamos, e voltam a fazer alusão à utilização do conhecido V-twin a 90 graus de oito válvulas que a Aprilia montou na Shiver 900, o mesmo que foi descontinuado em 2020 por não estar conforme com o atual Euro 5. A novidade é que muito provavelmente o motor tem neste caso 987 cc oferecendo 112 CV de potência a 9.500 rpm e um binário máximo de 98 Nm.

Este mesmo motor será a unidade usada no passado e com sucesso nos modelos Shiver e Dorsoduro da casa de Noale,  e que mais tarde foi visto no protótipo Cyclone RA9 da Zongshen (foto abaixo). A empresa asiática comprou os direitos de uso da Piaggio e espera, em cerca de um ano, ter um modelo definitivo que mais tarde seria comercializado na Europa sob a marca Gilera.

A ideia é seguir os passos de outras marcas como a Benelli que, com o seu departamento de design em Itália e fabrico feito na China, traz uma conhecida economia de custos.

Concept Cyclone RA9 da Zongshen com o motor V-Twin de Noale
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments