ABNOBA da Extemporae – Viajar no tempo numa R45

By on 9 Maio, 2017

No meio de um mundo motorizado que prima cada vez mais pela sofisticação tecnológica e pela complexidade electrónica, que parece estar a robotizar as  motos  e a sua condução, sabe bem parar no tempo e voltar atrás, quando na simplicidade de linhas e de mecânica, se criava uma relação de maior cumplicidade entre homem e máquina.

vintage-bmw-r45-4

As máquinas não tinham segredos e mantinham uma relação “transparente” com os seus prorietários deixando por vezes que alguns, mais atrevidos e curiosos, conhecessem melhor a sua intimidade sem com isso lhes faltar ao respeito. No meu caso repetidas vezes , nas minhas várias motos, nas décadas de 70 e 80, as mesmas permitiam-se ser submetidas  a exames minuciosos que obrigavam à observação em pormenor de todas as suas peças , na procura do segredo do seu funcionamento e na otimização do seu desempenho,  desmontando e voltando a montar todos os seus componentes num pequeno espaço de garagem na casa de família.

vintage-bmw-r45-3

Felizmente ainda existe quem queira evocar esses tempos criando e desenvolvendo conceitos em duas rodas que primam pelos mesmos princípios de outrora.  Esta BMW R45 tem os mesmos conceitos de simplicidade e a mesma inspiração vintage que comentamos e é uma preparação  italiana a cargo da Extemporae / Officina Motociclignoranto, um preparador perto de Varese, muito conhecido em Itália.

vintage-bmw-r45-5

Alessandro Ferrara, proprietário da Extemporae, inspirou-se nas linhas dos anos 20 e 30 quando as motos eram quase bicicletas motorizadas mais robustas para conceber esta R45 onde alguns dos seus compenentes são precisamente de bicicleta e outros fabricados na sua oficina. Não é fácil de facto fazer com que uma moto possa parecer ter mais de 50 anos e ainda assim ser atractiva e funcional mas a Extemporae conseguiu isso mesmo produzindo uma concept bike de belo efeito estético e perfeitamente funcional.

vintage-bmw-r45-7

O motor da R45 dos anos 80 foi totalmente recondicionado e pintado com com tinta de alta temperatura. O quadro foi adaptado e recortado para se converter ao design retro idealizado pela Extemporae. O escape 2 em 1 foi especialmente fabricado na oficina de Alessandro Ferrara assim como o silenciador tipo “fish tail”. O guiador é actual, embora de desenho de época, e provém das motos de short track americanas dos anos 70. Quanto aos travões optou-se por introduzir algo mais contemporâneo de forma a assegurar efectividade na travagem e aumentar a segurança, montando por isso pinças Brembo à frente.

vintage-bmw-r45-6

As rodas rraiadas foram especialmente produzidas para este modelo assim como os guarda-lamas que acentuam o look vintage do modelo. Pormenor interessante é o facto de a moto não ter bateria instalada e a mesma, de lithium, ter que ser transportada numa mochila sempre que se queira arrancar a moto. É um bom sistema anti furto afirma Alessandro…

A Extemporae levou cerca de 250 horas a preparar esta maravilha e colocou-a à venda por cerca de 15.000 eur.

Fonte : Bike Exif e Extemporae / Officina Motociclignoranto

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!