Designer de moda japonês inspira-se na filosofia de desenvolvimento Jinki Kanno da Yamaha Motor.

By on 14 Junho, 2019

Hideaki Shikama, designer responsável pela marca de moda Children of the Disordance, criou uma pequena coleção denominada Over, baseada nas motos SR500 e SR400 da Yamaha.

A Yamaha Motor disponibilizou a Hideaki Shikama uma SR500 e uma SR400 — com grandes motores monocilíndricos clássicos, apreciadas pelos motociclistas desde o seu lançamento em 1978 — para servirem de inspiração para a criação de peças de roupa da sua coleção Over. As peças de roupa podem ser usadas tanto por modelos SR como pelos seus pilotos.

Shikama inspirou-se na filosofia de desenvolvimento Jinki Kanno* da Yamaha Motor para criar estas peças de roupa. Procurou expressar a felicidade que pode ser proporcionada pela união entre condutor e máquina e a grande ligação que os proprietários sentem pelas suas motos sendo estas os seus parceiros fieis. O “vestuário” concebido para os modelos SR – depósito de combustível, banco, guarda-lamas, pneus e muito mais – pode também ser usados pelo piloto numa mochila de estilo militar.

*Definida como a sedutora emoção de o condutor e a máquina serem um só, partilhada como ponto de partida ao quantificar e integrá-la na performance da Yamaha. 

Em 2011, Shikama fundou a sua marca de moda Children of the Discordance, criando várias coleções de comércio justo com designs criativos exclusivos, como a transformação em patchwork de gabardines vintage. Este trabalho valeu-lhe elevadas aclamações, incluindo o TOKYO FASHION AWARD de 2017.

Hideaki Shikama
“Senti uma forte afinidade com a filosofia Monozukuri da Yamaha (criando produtos com ênfase na qualidade de acabamentos e na excelência) que valoriza a forma como as pessoas se sentem e percecionam as coisas, mais do que os números. Em particular, a Yamaha acredita que existe felicidade quando uma pessoa e uma máquina se tornam “um só” e são capazes de “comunicar”, algo que considero verdadeiramente especial. Penso que também deve ser assim para as roupas e as pessoas que as vestem.

Ao criar Over, utilizámos as mesmas ideias e métodos de patchwork e graffiti em tecidos vintage que utilizamos nas nossas outras coleções. Criar tudo implicou muitas tentativas e muitos erros, mas fiquei impressionado com a forma como todos na equipa se divertiam com a costura, a montagem e tudo o resto. Pessoalmente, foi a minha primeira experiência a trabalhar com um produto industrial deste tipo, e sinto que o projeto alargou verdadeiramente a nossa forma de expressarmos criatividade.”

A coleção Over da Children of the Discordance de Shikama será exibida no showroom.tokyo, Espace Bis 5 hall de exibição em Paris durante a Semana da Moda de Homem de Paris, de 20 a 25 de junho.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!