EICMA Milão: Royal Enfield Concept KX – Do design à realidade em apenas 6 meses

By on 11 Novembro, 2018

A Royal Enfield apresentou durante o Salão EICMA em Milão um extraordinário protótipo de motor em V de 800cc com inspiração no modelo original KX de 1938, modelo que nessa época se posicionava como “ A última palavra no motociclismo de luxo “.

O novo protótipo, do estilo Bobber, surpreendeu tudo e todos pois as suas linhas e concepção saem totalmente fora da “zona de conforto” da marca e em total contraste com os modelos que a marca tem vindo a desenvolver, inclusivamente com as novas bicilíndricas paralelas de 650cc apresentadas também na sua versão final na EICMA, a GT e a Interceptor.

Voltando ao protótipo KX, a Royal Enfield seguiu o conceito do seu modelo original dos final dos anos 30 em termos da qualidade dos materiais utilizados e do conceito de luxo aplicado.

Todo o desenvolvimento foi realizado conjuntamente pelo departamento de R&D da marca na India e o seu departamento técnico situado no Reino Unido, tendo sido inicialmente concebido o motor V-Twin em torno do qual todo o projecto foi posteriormente crescendo. De início foram concebidos em barro dois modelos distintos, o primeiro dentro de um estilo mais “neo-clássico” e o segundo num estilo mais “futurista”. Os dois conceitos acabaram por se fundir e encontrar-se o equilíbrio perfeito entre as duas realidades para se chegar ao modelo final da KX apresentada em Milão.

Pormenores como o conjunto da suspensão e farol dianteiro neo-clássico e o look hardtail combinado com o braço oscilante do tipo “single side”, são exemplos da integração perfeita dos dois conceitos inicialmente desenvolvidos.

Os faróis dianteiro e traseiro integram um símbolo com um “E” estilizado proveniente do antigo logo da Enfield e o look “clean” da KX é reforçado pela adopção de um sistema elétrico compacto e minimalista que permite obter uma silhueta bastante “limpa” de componentes.

As rodas maquinadas em CNC, tal como as cabeças do motor, a pintura clássica da moto num esquema cromático que combina um “british green” com preto e listas em tom cobreado, complementado pelo acabamento em negro dos escapes e do motor,  e um assento tipo sela forrado numa pele castanha que condiz com o tom dos próprios punhos, dão um toque final refinado ao aspecto global do modelo.

De acordo com a marca o protótipo KX irá manter-se como tal, como protótipo e sem pretensões de chegar a ser produzido… veremos.

Galeria de Imagens

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!