HONDA CB 500 X de 2019 – Evolução da Aventureira de gama média

By on 26 Dezembro, 2018

Para 2019 tal como pudemos constatar na apresentação levada a cabo em Milão pela Honda durante o salão EICMA a nova versão 2019 do modelo CB 500 X vem com novos argumentos e upgrades que visam uma maior abrangência de utilização e uma maior aptidão para o offroad tornando-a mais aventureira que a versão anterior de 2018 que testámos anteriormente.

Em termos de evolução em relação ao modelo de 2018 resume-se no seguinte:

Roda dianteira de maior diâmetro define a intenção de tornar a CB 500 X numa moto com maior capacidade offroad. Assim em vez da anterior roda de 17” monta agora uma de 19” o que permite antever um melhor comportamento fora-de-estrada, tornando mais fácil superar obstáculos e também montar eventualmente pneus mais vocacionados para o todo-o terreno.

Os novos pneus que monta a versão 2019 da CB 500 X são Dunlop TrailMax Mixtour que segundo a Honda proporcionam mais grip for a de estrada graças a um desenho mais agressivo. Na traseira monta um 160/60-17” e na dianteira um pneu mais estreito cerca de 10mm, medida 110/80-19” para compensar a nova roda de 19”.

A suspensão traseira tem cerca de 25 mm mais de curso, de 118mm para os 135mm, sendo que a dianteira, idêntica à anterior tem agora 150mm de curso.

A geometria do moto mudou ligeiramente passando a ser mais alta devido ao maior curso da suspensão traseira e à maior dimensão da roda dianteira fazendo aumentar também a distância entre eixos garantindo assim maior estabilidade e previsibilidade.

O motor vem agora com maior binário a baixa e média rotação em cerca de 4% mais, e melhor resposta na aceleração graças a um diferente timing das válvulas melhorando a admissão, o escape e a distribuição de forma a garantir mais binário a baixa e a média rotação. O motor integra agora um escape de saída dupla e uma embraiagem anti-deslisante.

Esteticamente existe também evolução positiva na nossa opinião e a nova cor num vermelho vivo “Grand Prix Red” confere um look mais agressivo ao conjunto. Notória também a evolução nos plásticos laterais com um design mais moderno e menos conservador que o anterior modelo. O perfil do assento é mais estreito permitindo uma maior mobilidade sobre o mesmo e a colocação dos pés no solo com maior facilidade.

O painel LCD de informação evoluiu também e inclui indicador de velocidade engrenada e de passagem de caixa. Existe espaço especialmente dedicado para colocação de um GPS e os piscas são agora também de tecnologia LED. A nova Honda CB 500 X está disponível para além da cor Grand Prix Red também em preto mate e num branco pérola.

 

The Movie

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!