MACNA – Aperfeiçoamento aerodinânimo em túnel de vento

By on 1 Março, 2019

A Macna tem vindo a desenvolver novos projectos num ambiente que permite analizar melhor o comportamento aerodinâmico dos seus fatos… um Tunel de Vento.

Com parte da sua equipa de desenvolvimento e membros da Leopard Racing Team, como por exemoploo o piloto Marcos Ramirez, realizaram-se uma série de ensaios para perceber melhor o comportamento aerodinâmico de certas zonas do fato.

O objectivo é obviamente o de conseguir uma velocidade de topo mais alta com a menor turbulência possível

Através do comportamento do fumo e de uma série de sensores colocados no fato é possível recolher uma série de informação vital para o aperfeicionamento dinâmico do fato onde os valors relativos à resistência da superfície do mesmo ao ar são de maior relevãncia. Partindo do princípio que a a carenagem é um dado fixo e adquirido todo o trabalho de otimização da aerodinâmica tem de se concentrar no piloto e no seu equipamento.

Foram testados exaustivamente vários fatos mudando e aperfeiçoando as suas proteções interiores e exteriores e repetindo todo o processo no túnel de vento.

Os dados são posteriormente analisados por computadores e aperfeiçoados em modelos 3D como resultado da análise dos dados recolhidos através dos sensores mas o trabalho final de moldar e corrigir as proteções ainda é realizada manualmente. E mais uma vez recomeça todo o processo… com o vento a soprar a 160 Km/h.

No final conseguem-se pequenos melhoramentos no comportamento aerodinâmico dos fatos mas que fazem toda a diferença a alta velocidade em competição. Todos os pormenores são importantes e no final acabam por resultar na diminuição dos tempos por volta.

 

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!