Qual o Melhor Pneu para Track Days ?

By on 16 Março, 2017

Track Day Tires

O ter participado recentemente num Track Day, onde tive a oportunidade de rodar nas novas Kawasaki Z900 do Troféu ZCup, pôs-me  a pensar  qual seria exactamente o melhor pneu para utilizar em pista, sem cair obviamente em pneus de competição pura e dura , slicks e afins.

Nesse sentido decidi realizar uma  pesquisa e obter  informação de várias fontes  tentando aferir que pneu reuniria a melhor combinação entre aderência, durabilidade e custo.

Faz também algum sentido, para quem roda uma vez por outra  em pista, considerar que o investimento que vai fazer em pneus possa também ser amortizado em utilização normal no dia a dia e fora do circuito.

track day tire 3

Com esse objectivo em mente tratámos de reunir informação de vários fabricantes que incluem na sua gama de pneus  referências específicas  para uma utilização ao limite e com níveis de aderência extrema para poderem ser utilizados em circuitos de velocidade.

Devemos considerar que hoje em dia todos os fabricantes produzem pneus ao mais alto nível tecnológico e que aqueles que pretendemos identificar já são muitas vezes utilizados em campeonatos regionais e nacionais.

Track day Tire2

Para além das características dos pneus que iremos analisar, há também a considerar a questão “budget” disponível, já que a diferença de preços entre alguns modelos pode não justificar, quer pelas características semelhantes dos mesmos quer pelo nível de pilotagem e o regime de quem os vai utilizar, investir no mais caro.

Introdução feita passemos então aos pneus !!!

 

METZELER RACETEC RR

O Metzeler RaceTec RR foi lançado em 2015 como sucessor do pneu RaceTec Interact. Está especialmente dirigido ao segmento da competição e dos Track Days e inclui os mesmos compostos de borracha que o anterior.

A diferença reside no no tipo de opções de perfis para além de um novo desenho dos rasgos que aumentam a drenagem da água em pisos molhados. O Metzeler RACETEC RR está essencialmente destinado a pisos secos pese embora a marca afirme que tem um bom desempenho em qualquer situação.

Os testes têm revelado um excelente comportamento e a Metzeler afirma que a durabilidade do pneu aumentou em cerca de 20% em relação à versão anterior.

MetzelerRacetecRR

Diferentes compostos disponíveis no RACETEC RR

K1 SOFT – normalmente utiliza-se esta versão de borracha mais macia no pneu da frente em conjunto com um K2 na roda traseira.

K2 MEDIUM – Esta é a versão mais utilizada nos TrackDays precisamente pela combinação de uma aderência excepcional com uma maior duração do pneu.

K3 HARD – Esta versão de borracha mais dura é normalmente utilizada em estrada e não em pista pela sua maior duração.

 

PIRELLI SUPERCORSA SC

Se perguntarem a um especialista de pneus sobre que tipo de pneus recomendaria para competição ou TrackDays certamente que o SUPERCORSA SC da Pirelli será um dos pneus da sua lista de sugestões. O Supercorsa é de facto um pneu muito popular.

Podem pensar que eventualmente este pneu possa estar ultrapassado, considerando os anos que já existe no mercado. No entanto a Pirelli tem todos os anos actualizado o seu modelo referência com novos compostos e diferentes combinações de borrachas de forma a mantê-lo no topo dos pneus desportivos.

PirelliSupercorsaSC

Diferentes Compostos disponíveis no SUPERCORSA SC

SC1 SOFT – Como o RR K1 , o SC1 é normalmente utilizado como pneu da frente exclusivamente.

SC2 MEDIUM – A versão mais escolhida já que proporciona uma combinação de excelente aderência com maior duração que o SC1.

 

CONTINENTAL CONTI RACE ATTACK COMP

 O CONTI RACEATTACK já se encontra no mercado há uns tempos e tem vindo pouco a pouco a ganhar reputação nas pistas e nos TrackDays.

Desenvolvido exactamente pelos mesmos “cérebros” que conceberam os dois pneus anteriores, o Conti RaceAttack tem vindo a ser constantemente actualizado e reconhecido pelos seus utilizadores como ao nível dos anteriores.

A grande vantagem dos Conti é que são consideravelmente mais baratos que os restantes, em cerca de 30% menos,  dependendo do local onde os comprem.

Se estão a comprar pneus novos então os Conti RaceAttack são uma opção séria a considerar.

ContiRaceAttackComp

Diferentes Compostos disponíveis nos CONTI  RaceATTACK COMP

 SOFT – Novamente a opção certa para o pneu dianteiro em conjunto com um pneu Mediumpara tráa.

MEDIUM – Excelente grip, mais durabilidade, é a opção da maioria dos pilotos.

 

DUNLOP D212 GP Pro

 Se falarmos de pneus slick de competição ou para Track Days as opções caem normalmente sobre os Dunlop KR/106/108.

Poderemos praticamente assumir que os D212 GP Pro são as versões com rasgos ou desenho desses mesmos pneus. Incluem exactamente a mesma tecnologia nomeadamente o sistema NTEC da Dunlop de construção sem juntas de união.

A Dunlop não deixa os seus créditos por mãos alheias e afirma categoricamente que os seus pneus são superiores a todos os outros… e há que acredite que sim.

O único senão é precisamente o custo elevado dos mesmos. Mas se o dinheiro não é problema então os Dunlop são uma opção muito séria a considerar.

Dunlop212GPPro

Diferentes Compostos disponíveis nos DUNLOP D212 GP Pro

A segmentação de diferentes compostos de borracha não é tão linear na Dunlop como nos anteriores fabricantes.

O número total de diferentes compostos são 5, numerados de 1 a 5, mas nem todas as medidas estão disponíveis em todos os compostos de borracha. Para melhor entenderem as diferentes referências e possibilidades deverão consultar a tabela do fabricante.

 

BRIDGESTONE BATTLAX R10

Outro dos pneus que existe no mercado já há certo tempo e embora lançado no ano 2011 a Bridgestone tem vindo a investir periodicamente na sua renovação para acompanhar a concorrência.

O R10 bate-se de igual para igual com os demais em termos de performance, e a única crítica é o facto de levarem mais tempo que os restantes a entrarem na temperatura ótima de rodagem. Para além dessa realidade são também uma excelente opção se o preço for atractivo.

BridgestoneBattlaxR10

Diferentes Compostos disponíveis nos BRIDGESTONE BATTLAX R10

Tipo 2 – A opção mais macia e normalmente escolhida para montar na roda dianteira.

Tipo 3 – Borracha de dureza média para montar na roda traseira

 

MICHELIN POWER CUP EVO

O Power Cup EVO foi um dos 5 pneus novos lançados em 2015 sendo esta a versão mais indicada para utilização em pista e em competição. A versão CUP EVO foi um upgrade da versão Power Cup, e garante maior aderência e duração.

O Michelin POWER CUP EVO é um pneu mais flexível que os anteriores e por isso mais difícil de acertar na combinação certa. Tal como o Battlax R10 necessita também de mais tempo para atingir a temperatura ideal.

michelin-power-cup-evo-moto-padangos

O Power Cup EVO só tem uma opção de composto de borracha

 

Conclusão

 Depois de muitas considerações e análises e tendo em conta que o factor preço pode ser relevante e ou determinante penso que a melhor relação preço/qualidade , sobretudo se estão a considerar adquirir pneus novos só para os Track Days , poderá ser o Continental CONTI RACE ATTACK COMP .

 Recomendamos no entanto que façam um levantamento dos preços praticados nos diferentes fornecedores e em função dos objectivos de utilização e do budget disponível e das características aqui referidas, tomem a melhor decisão.

 … e não se esqueçam : Acelerem na pista e não na estrada !!!

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!