Yamaha Tritown – Mobilidade urbana elétrica em 3 rodas

By on 11 Julho, 2019

A Mobilidade eléctrica urbana está na ordem do dia e assistimos nas nossas cidades a uma explosão de oferta de serviços de mobilidade que utilizam motores elétricos. Sejam scooters ou trotinetes, bicicletas ou triciclos e até Tuc-Tuc’s a oferta parece expandir cada dia sobretudo nas cidades onde a afluência turística é mais notória, pela sua facilidade de utilização e rápida deslocação, e menos como meio de deslocação diária do cidadão comum.

No entanto quer pelos menores custos de associados à sua utilização quer pelas características práticas que estes meios proporcionam, parece estar a desenvolver-se um interesse também crescente no segmento de mercado do cidadão comum que procura formas mais eficientes e menos poluentes de deslocação e em simultâneo mais económicas, podendo inclusivamente carregar no seu escritório sem custos adicionais o seu pequeno veículo de transporte.

O mercado entretanto foi inundado por pequenas marcas de origem asiática que conseguiram graças à sua capacidade de produção e o seu baixo preço dominar esta primeira vaga de consumo, sobretudo no sector de prestação de serviços, onde as empresas de aluguer são as principais dinamizadoras do segmento. Basta vermos que a moto mais vendida no passado mês de junho na nossa vizinha Espanha foi precisamente uma elétrica, batendo as tradicionais líderes Honda PCX e Scoopy.

Conscientes de todo esse potencial as grandes marcas olham também para esta oportunidade e parecem querer, embora de forma tímida, aparecer com produtos específicos para o mesmo. É o caso da Yamaha que na sua estratégia de desenvolvimento de veículos de 3 rodas, onde o modelo mais popular é a scooter urbana Tricity, com motor de 125cc a 4 tempos, e a mais emblemática a revolucionária Niken lançada este ano. No ano passado assistimos também à apresentação no Salão de Milão de um protótipo apelidado de 3CT, uma scooter de 3 rodas com motor de 300cc.

Mas parece que finalmente o protótipo anteriormente apresentado no Motor Show de Tóquio em 2017, a Tritown, este já com propulsão eléctrica, vai agora passar definitivamente para produção e estar disponível em breve para venda nos concessionários da marca.

A Yamaha Tritpown integra a tecnologia de inclinação das 3 rodas desenvolvida pela Yamaha, o sistema apelidado de LWM – Leaning Multi Wheel e está prevista uma pré apresentação do modelo final durante este verão no Japão antes de passar para a rede de distribuição.

O Yamaha Tritown monta motor eléctrico na roda traseira e as duas rodas dianteiras têm suspensão e travões acionado a partir do guiador. Não conhecemos de momento mais pormenores relativamente à sua potência, autonomia e preço pelo que temos que aguardar mais informação.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!