Apenas capacetes ECE 22.06 serão aprovados a partir de julho

By on 19 Maio, 2022

A partir de julho deste ano, apenas capacetes com certificação ECE 22.06 serão aprovados na União Europeia. É substituido o agora obsoleto padrão ECE 22.05 por testes mais rigorosos. O objetivo é garantir mais segurança, mas espera-se que os capacetes de nova geração custem mais devido ao aumento dos custos de pesquisa e desenvolvimento e produção.

A União Europeia (UE) implementará uma nova decisão a partir de julho deste ano, que aprova apenas capacetes com certificação ECE 22.06. O referido padrão foi implementado desde janeiro deste ano e será o único padrão aceite para nós na UE a partir de julho.

Diz-se que a medida faz parte do esforço para melhorar a segurança dos utilizadores. Fundamentalmente, a nova regra rege apenas a aprovação de novos capacetes dos fabricantes. Os utilizadores dentro e ao redor da UE, ainda podem usar os seus capacetes existentes com classificação ECE 22.05, no entanto, o seu próximo capacete deve atender à nova normativa.

São substanciais as diferenças entre a autal normativa ECE 22.06 e a agora obsoleta ECE 22.05. Por exemplo, introduz uma série de regimes de testes novos e muito rigorosos, que supostamente incluem testes rotacionais, bem como uma série de outros testes de impacto de todos os ângulos.

Isso poderá gerar uma onda de novos capacetes com conchas mais grossas, especialmente para aqueles feitos de plástico. As carcaças de fibra de vidro e fibra de carbono, por outro lado, podem manter sua espessura padrão, mas são esperadas revisões no revestimento interno de poliestireno.

Para os consumidores, a nova certificação de capacete ECE 22.06 também estimulará uma série de mudanças, especialmente nos preços dos capacetes. Essa nova classificação provavelmente fará com que os fabricantes de capacetes gastem custos adicionais em pesquisa e desenvolvimento e, no mínimo, reformulem os seus processos de fabricação também.

Isso, por sua vez, levará ao aumento dos preços dos capacetes, já que os consumidores vão certamente absorver o aumento dos custos. As variações nos preços, dependerá no entanto do modelo e tipo de capacete, mas espera-se que vários fabricantes continuem a oferecer opções mais económicas.

Além disso, o novo padrão de capacete ECE 22.06 pode afetar potencialmente os fabricantes de acessórios: intercomunicadores, câmaras de ação e outros complementos terão que ser incluídos no processo de teste. Contudo, as coisas ainda não estão claras, se toda esta sub-indústria dedicada a acessórios para capacetes será afetada ou não e em que grau ou extensão.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments