Auto-estradas gratuitas, os privilégios que nós não temos!

By on 15 Abril, 2022

O Campeonato do Mundo de Endurance FIM (EWC) começa este fim-de-semana com um dos seus eventos mais famosos: as 24 Horas Moto. Nesta ocasião, dezenas de milhares de motociclistas são esperados em Le Mans, e por isso a concessionária da auto-estrada que liga ao circuito de La Sarthe anunciou o acesso gratuito à auto estrada para motociclos, scooters e veículos de três rodas de 15 a 18 de abril – o que aliás faz todos os anos.

Dentro de uma semana, de 21 a 24 de abril, temos entre nós o Grande Prémio de Portugal em motociclismo no Autódromo Internacional do Algarve. Muitos motociclistas lusos vão seguir pela A22 em direção ao sul do país para ver o Miguel Oliveira e o grande circo do MotoGP, mas não beneficiam de tal benesse, tendo de pagar do próprio bolso as portagens. Será justo?   

  • Como funcionam as portagens gratuitas a caminho de Le Mans

O sistema mantém o mesmo modo de operação dos anos anteriores. Os motociclistas (e outros veículos da classe 5) são convidados a usar a faixa mais à direita na chegada e saída das portagens. Uma marcação específica é colocada em prática. Basta, portanto, seguir as indicações “moto” e os cones de trânsito para não pagar nada na portagem.

Para além das portagens gratuitas, também é possível fazer uma pausa nos vários postos de descanso ‘Relais Motards Calmos’ que foram montados para esta 45ª edição das 24 Horas de Le Mans, alguns dos quais localizados na rede de autoestradas.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments