BMW Concept CE 02: Utilidade e diversão na mobilidade urbana

By on 2 Setembro, 2021

A marca alemã antecipou a revelação de uma das estreias que vai apresentar no IAA Mobility de Munique, de 7 a 12 de setembro. Trata-se do protótipo BMW CE 02, que avança nas formas de um modelo voltado para o uso urbano, uma surpreendente moto elétrica para quem não quer uma scooter.

O Grupo BMW continua a trabalhar para expandir o seu portfólio de produtos. Com o modelo conceptual BMW CE 02, a empresa alemã dá precisamente um passo à frente no campo da mobilidade elétrica. 

Segundo a própria BMW, não se trata de uma scooter elétrica nem de uma moto tradicional, mas sim de uma alternativa aos dois conceitos que vem ganhando cada vez mais destaque no setor de motos. Para dizer a verdade, diga-se que lembra muito a Honda Monkey devido às suas dimensões, um conceito de ‘mini-moto’ que está de novo em ascensão.

O conceito Mini-moto… elétrico!

Com uma altura de assento limitada a 730 milímetros, a CE 02 mostra-se como uma solução adequada para enfrentar o tráfego urbano mais denso e congestionado dos grandes aglomerados urbanos. Além disso, as suas características técnicas tornam-na equivalente a um modelo de 125 cc com motor de combustão, e portanto, além das dimensões, o modelo também se encaixa bem na cidade devido à sua potência.

A BMW Concept CE 02 é descrita pela marca como um veículo leve, com apenas 120 kg e portanto a favorecer o divertimento. Os 11 kW de potência anunciados pela BMW aliam-se a uma promessa de velocidade máxima de 90 km / h e autonomia de 90 km com base no ciclo WTMC, o que nos parece um alcance realista.

Como com a scooter elétrica BMW CE 04, apresentada anteriormente, a CE 02 afasta-se de todos os tipos de convenções, e não se parece com nada que tenha sido apresentado anteriormente pela marca alemã, quer em termos de conceito, quer de design. A estética da CE 02 é marcada pela relação entre o tamanho das rodas e uma ciclística totalmente despida de plásticos. 

Na frente, um farol plano com moldura preta é dividido em quatro diodos emissores de luz, enquanto na traseira as funções de iluminação e sinalização estão nas mãos de duas folhas reflexivas, semelhantes a um espelho. O painel é uma tela colorida de desenho simples, mas integra funções de navegação.

“Como um skate de duas rodas”

A BMW Motorrad justifica o conceito particular da BMW CE 02, dizendo que sabe que o público desta moto elétrica tem gostos alternativos. 

Alexander Buckan, Chefe de Design da BMW Motorrad, comenta a propósito da nova CE 02:  “Queríamos desenvolver um veículo de duas rodas que fosse facilmente acessível a todos que desejam se mover de forma independente. A BMW Concept CE 02 é uma companheira confiável na vida quotidiana. Ela está sempre pronta a rodar, mesmo que às vezes não a tratem com o devido cuidado.E há adesivos, fitas e outras formas de personalização. Ela incorpora a liberdade juvenil e o espírito despreocupado, como um skate de duas rodas. “

Apesar de a BMW não mencionar explicitamente no seu comunicado que a CE 02 está destinado a entrar em produção, é de se esperar que em algum momento o faça, já que a mobilidade elétrica urbana é um dos nichos de mercado que mais estão a progredir. 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments