BMW – S 1000 R: Com garras afiadas e mais tecnologia

By on 19 Novembro, 2020

HÁ UM ANO, A BMW REFORMULOU COMPLETAMENTE A SUPERDESPORTIVA S1000RR, E DEPOIS, EM 2020, FEZ UMA REVISÃO NA SUA VARIANTE “TRAIL” S 1000 XR. ERA ASSIM ESPERADA ESTA ATUALIZAÇÃO NA S 1000 R PARA QUE A FAMÍLIA ROADSTER FICASSE COMPLETA EM 2021.

Olhando para 2021, a nova BMW S 1000 R reduziu tudo ao essencial e tem um motor 5 kg mais leve que debita 165 CV às 11.000 rpm para um binário máximo de 114 Nm às 9.250 rpm. O motor é agora Euro 5, o peso foi mantido nos 199 kg em ordem de marcha, uma iluminação totalmente em LED e várias ajudas à condução vieram enriquecer o pacote de equipamento da mais recente Roadster da marca de Munique.

No lado estético, embora ainda se reconheça o lado desportivo da S1000R, o seu perfil foi ligeiramente ‘domesticado’ para se ajustar mais de perto aos modelos de cilindrada mais pequena, nomeadamente, à irmã mais nova R 310R.

À frente, a desportiva naked bávara viu substituído o antigo farol assimétrico e de dupla ótica por um formato ‘mono’ que lembra mais a F900R do que a antiga S1000R. O novo farol LED também pode ser equipado em opção com o sistema de inclinação para a iluminação em curva.  

Atrás do novo painel frontal, está um grande ecrã TFT a cores de 6,5 polegadas que vigia a activação do sempre crescente número de sistemas de assistência, agora controlados por uma nova unidade de controlo inercial de 6 eixos. O equipamento de série inclui o ABS Pro ‘Corner’, o controlo de tracção DTC, o ajuste do travão motor, anti-rotação, a assistência ao arranque em subida e três modos de condução: Rain, Road e Dynamic. Como opção, será possível adicionar os modos Pro e Emergency Brake Assist que mais abaixo pormenorizamos.

A BMW S1000R de 2021 é oferecida em 3 cores: standard no seu Vermelho desportivo, numa versão sport style Cinza e no inconfundível M Motorsport de três cores, apenas disponível com o pacote deportivo constituído por rodas forjadas, uma bateria leve, a linha M Endurance, um assento desportivo e um silenciador de titânio.

MOTOR COM BASE NA S 1000 RR…

Em primeiro lugar o motor de quatro cilindros é novo, uma vez que se baseia na leve unidade da S1000RR de 2019/2020. O motor certificado Euro5, por outro lado, mantém exactamente os mesmos valores de potência e binário anteriores: 165 CV e 114 Nm. Contudo a gama de utilização foi alargada com 90 Nm disponíveis agora entre as 5.500 e 12.000 rpm, e mais de 80 Nm a partir de 3.000 rpm.

O sistema de transmissão também emagreceu 5 kg. Tem relações revistas e potência média optimizada; a gama de rotações do motor foi tornada ainda mais ampla, mais completa e mais encorpada para um melhor uso em estrada. Para reduzir o ruído e o consumo de combustível, bem como as rotações do motor a velocidades de cruzeiro, as relações das 4ª, 5ª e 6ª velocidades foram alongadas.

Além de uma embraiagem anti-derrapante, mais suave, a nova S 1000 R conta ainda (em opção) como novidade com o sistema de controlo do travão-motor (MSR). O quadro é novo e mais leve, baseado na estrutura Flex da S 1000 RR, com um único amortecedor cinemático Full Floater Pro. O braço oscilante e parte do sub-quadro também foram alvo de revisão.

AS NOVAS AJUDAS À CONDUÇÃO

A nova S 1000 R vem equipada de série com o DTC Dynamic Traction Control, ABS Pro com otimização do ângulo de inclinação e os três modos de direção “Rain”, “Road” e “Dynamic”. O modo “Dynamic Pro”, totalmente configurável, também está disponível com uma gama particularmente ampla de opções de configuração como parte da opção “Riding Modes Pro”. Com o Riding Modes Pro, a nova S 1000 R também apresenta a função “Engine Brake” em conjunto com o controle de torque do motor (MSR) e a função “Power Wheelie”. Como parte do Riding Modes Pro, o Dynamic Brake Control (DBC) também auxilia o piloto durante as manobras de travagem de emergência.

Assim, já sabe: a S 1000 R de 2021 vem armada com um novo visual, um quadro mais leve e importantes upgrades tecnológicoss. As duas novidades apresentadas hoje, contemplaram ainda a rejuvenescida roadster G 310 R (foto abaixo) que pormenorizamos noutro artigo da Moto+.

GALERIA DE IMAGENS

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x