Buell 1190 Baja DR mais perto da produção

By on 16 Novembro, 2022

A Buell Motorcycle voltou recentemente com uma nova linha de motos, uma das quais inclui a próxima off-road 1190 Baja DR (Dune Racer), com 185 cv declarados e anunciada pelo fabricante como “a mais rápida e exclusivamente americana moto de produção off-road”.

Apresentado na Daytona Bike Week em março, desde então, o protótipo Baja 1190 Dune Racer da Buell, tem sido submetido a rigorosos refinamentos de testes e de desempenho, aproximando-a da sua produção em 2023.

“A 1190 é uma fera de uma moto de terra”, diz Buell depois de colocar a moto disponível para novas fotos e vídeos de alguns dos seus recentes testes. O novo modelo baseia-se na 1190 HCR Hill Climb Racer da marca que venceu o Campeonato Nacional AMA de 2020 com Logan Cipala aos comandos.

A máquina de produção possui um motor V-twin a 72 graus de 1190cc refrigerado a líquido, capaz de ‘bombear’ 185 cv de potência e 137 Nm de binário. Com uma altura de assento de 952 mm e um braço oscilante ajustável, de acordo com a Buell, a Baja DR será a máquina off-road de produção mais rápida do mundo.

Curiosamente, Buell revelou ainda que a moto vai pesar cerca de 380 quilos e que “tem especificações que vão cair na classe da KTM 1290 Adventure R e vai ultrapassar o seu desempenho”. Uma afirmação arrojada, dada a reputação da KTM como uma das melhores motos de alto desempenho na classe de motos ADV.

Desta forma, a empresa americana está pronta para escrever o seu próximo capítulo com a DR 1190 afirmando que  esta representa a próxima evolução na tecnologia off-road da Buell, depois da Ulisses.

Bill Melvin, CEO da Buell Motorcycles acrescentou ainda que “o poder e desempenho ultra-altos da Ulisses provou o desejo de Buell de ser diferente e chamar a atenção. Agora, aproveitando o efeito, a Baja é a moto off-road de 1200cc mais rápida e ágil alguma vez feita.” 

A nova moto da Buell inicialmente visa motociclistas mais experientes à procura de desempenho, velocidade e potência. Tal como as outras máquinas do fabricante, a Dune Racer será fabricada em Grand Rapids, no Michigan, um grande ponto de venda para alguns consumidores.

A Buell 1190 Baja DR tem um preço inicial de 19.995 dólares (19.213 euros) com reservas abertas a partir de agora para os primeiros modelos de produção. A empresa americana confirmou que a moto está prevista para ser lançada em 2023, no entanto, a Buell não fornece uma data precisa para o lançamento.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments