Colove 800X: Uma adventure extrema ‘made in China’

By on 21 Fevereiro, 2021

Numa apresentação em streaming foi hoje revelada nas redes sociais chinesas a Colove 800X, uma nova ADV de perfil guerreiro e com uma unidade motriz que aparenta muitas semelhanças com o motor da KTM 790 Duke.

Perspetivas internacionais pareciam estar fora das perspetivas da Colove, um dos mais recentes fabricantes chineses, que até agora não tinha proposto modelos fora das suas fronteiras. O que está para vir, contudo, pode mudar as suas ambições.

O anúncio de uma nova Adventure com motor de dois cilindros, designada como 800X e lançada directamente pelo fundador Zhang Xue, está neste momento a invadir as redes sociais da China. Numa apresentação em streaming, surge o nome do modelo em Mandarim, imagens do motor e um rol de três motos em desenhos, a poucos meses do lançamento efetivo no mercado de um novo modelo.

MOTOR “REPLICADO” DA 790 DUKE?

O motor parece ter semelhanças com o KTM LC8c montado na 790 Duke e Adventure tanto estética como tecnicamente, uma vez que conta com 88mm de diâmetro e 65,7mm de curso nos cilindros (precisamente os mesmos valores da 790 Duke de 2018). O que muda é a taxa de compressão: 13:1 contra 12,7:1 da KTM, bem como a cabeça e as tampas.

Existem muitas semelhanças entre os dois motores, mas na China estamos habituados a ver projetos replicados de outras marcas: os 500 cc da Colove são também retirados da Honda CB500, enquanto a rival CFMoto possui a licença KTM para o motor LC8c a ser utilizado na sua nova moto de aventura.

No que concerne à ciclística esta tem como espinha dorsal uma estrutura tubular de aço, suspensões ‘upside-down’, rodas de raios, pneus offroad e de estrada, uma vez que haverá pelo menos três versões da Colove 800, sendo uma delas ao estilo supermoto. O painel de instrumentos é comum a todas, com navegação por satélite integrada. Também foi anunciado um sistema ABS ‘corner’, quick Shift para mudanças rápidas, cruise control e diferentes modos de condução.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x