Concept Supernaked M1000R: A BMW S1000R com mais esteróides!

By on 25 Agosto, 2022

A S1000R da BMW foi atualizada para 2021, mas para muitos a moto germânica ficou aquém das expectativas. Criticada por um motor sem personalidade, design de farol posterior discutível e um desempenho geral agradável, mas pouco notável, a S1000R acabou por ficar um pouco na sombra de outras hyper-naked. Agora, a Kardesign vem propor uma solução para a trazer de novo à ribalta.

No seu lançamento em 2014, a BMW S1000R surgiu logo com uma base com laços muitos estreitos com a desportiva S1000RR. Surgiu com o mesmo motor de quatro cilindros em linha, mas, como muitas supernakeds, foi reajustada para ter um pouco mais de fulgor a médios regimes, em vez do motor com maior alongamento de uma desportiva. Isso, desde logo traduziu-se em menos potência – cerca de 165 cv em comparação com os 200 cavalos de potência da S1000 RR.

Seguiu-se uma atualização em 2017 e novamente em 2021 com um motor totalmente novo (menos o sistema ShiftCam que lhe dá um aumento de potência e torque) e o quadro da RR. Esta última configuração deu-lhe um ar mais atual, mas uma vez mais não permitiu à S1000R destacar-se verdadeiramente da concorrência. Motos como a Aprilia Tuono Factory, Ducati Streetfighter V4S e KTM SuperDuke Evo são todas motos europeias que são indiscutivelmente mais envolventes para andar e que produzem mais potência… Também do Japão, a Kawasaki H2 e a Yamaha MT-10 atualizada para 2022, são ambas motos que oferecem um andamento impressionantemente envolvente que a S1000R não possui.

Face a isto, a Kardesign acha que há muito a fazer, nomeadamente ao nível do estilo. “Como muitos também o pensam, acreditamos que a BMW pode ter perdido um pouco o toque mágico, mas a boa notícia é que podem consertar isso, fazendo o que fizeram com a moto desportiva S1000RR. Ou seja, eles fizeram uma versão de desempenho ainda maior que designaram como M1000RR. Esta era uma versão de especificação mais alta que a S1000RR, com melhores travões, menos peso, mais potência, um motor mais ajustável e… winglets.” A sugestão da empresa de design é clara: aplicar muitas das novidades da desportiva M1000R numa nova naked.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments