Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Conclusão do projeto Triumph TE-1: Aprovada com nota máxima!

By on 12 Julho, 2022

A Triumph anunciou hoje a conclusão oficial do projeto de desenvolvimento da sua moto elétrica TE-1. Os resultados finais dos testes do protótipo excederam os objetivos iniciais do projeto. Brandon Paasch, o duplo vencedor da Daytona 200, realizou os testes finais em situação real da futura moto elétrica de Hinckley que tem números entusiasmantes:  177 cv, 217 km/h, 220 kg e autonomia para 161 quilómetros!

Há muitos meses, a Triumph Motorcycles está presente em vários projetos, seja na renovação dos seus modelos de produção ou na preparação de motos off-road . Mas se há algo que chama mais a atenção, é a moto elétrica TE-1. Iniciado na primavera de 2019, o projeto TE-1 reuniu vários players especializados em diferentes setores para projetar uma moto elétrica de alto rendimento. Em torno da Triumph, encontramos a agência de inovação britânica Innovate UK, a Williams Advanced Engineering, a Integral Powertrain Ltd e a WMD da Universidade de Warwick. Desde o anúncio deste projeto, o fabricante de Hinckley tem nos informado regularmente sobre os marcos alcançados, seja com a validação da unidade de potência, ou no início do ano com a apresentação do protótipo funcional.

Fase 4 concluída

O extenso programa de testes ao vivo, que envolveu numerosas avaliações do desempenho da moto nos rolos, bem como em pista, forneceu uma direção vital para a configuração final e calibração da TE-1, que agora cumpriu todos os seus objetivos. Testado durante muitos meses, o protótipo de Hincley, passou primerio na bancada para configurar a aceleração, a curva de potência, o nível de binário, o consumo da bateria , os modos de condução e toda a parte do software ou o sistema de refrigeração líquida.

Em seguida, a moto foi levada ao circuito para validar o desempenho dinâmico, tanto em termos de aceleração e manuseio, como da travagem e regeneração de energia. Para isso, a marca contou com a presença de Brandon Paasch, o duas vezes vencedor da Daytona 200 .

Visualmente, o protótipo mantém esse visual bastante típico das desportivas roadster Triumph com sua estrutura perimetral de alumínio ou o seu farol dianteiro duplo. A marca explica que a TE-1 combina a ergonomia e sensações de uma Speed ​​Triple com o tamanho mais compacto de uma Street Triple

161 km de autonomia

Excedendo a autonomia real de motos elétricas equivalentes disponíveis hoje, o protótipo Triumph TE-1 alcançou todos os objetivos do projeto no que diz respeito à capacidade energética da bateria Williams para o projecto TE-1, com uma incrível autonomia de 161 km, com base em testes e projeções. A travagem regenerativa foi implementada com sucesso para a TE-1, com margem para uma maior otimização, bem como maiores eficiências na unidade motora e na transmissão, o que poderia melhorar ainda mais a gama para o futuro das motos elétricas Triumph.

Mais rápida em aceleração que a Speed Triple 1200

Com um nível de desempenho semelhante à actual Speed Triple 1200, o protótipo TE-1 oferece uma potência máxima de 170kW (177cv), bem como um pico de binário de 109 Nm, para capacidade de resposta instantânea, potência controlada suavemente, e uma condução completamente estimulante. A TE-1 também alcançou um incrível resultado oficial de aceleração de 3,6 segundos nos 0-100 km/h e 6,2 segundos nos 0-160 km/h.

Com um maior refinamento da electrónica, incluindo o sistema de controlo de tração e o controlo da elevação da roda dianteira, a equipa responsável pelo projeto TE-1 antecipa que o desempenho poderia ser ainda mais melhorado, aproveitando todo o potencial de binário para permitir uma aceleração de arranque parado ainda mais rápida.

“A resposta do acelerador na TE-1 é incrível, é muito binário e quando tocas no acelerador, a potência é instantânea, que é obviamente o que eu adoro como piloto de motos – adoro quando dispomos de um super binário e reage de imediato, por isso para mim foi uma experiência muito boa” disse Brandon Paasch.

“De zero a 100% de aceleração, é algo incrivelmente rápido, desenvolve que é uma autêntica loucura”

Carregamentos em 20 minutos

Os avanços nas tecnologias de bateria e de carregamento que foram conseguidos no âmbito do projeto Triumph TE-1, em colaboração com a Williams Advanced Engineering (WAE), resultaram numa mudança de tempo de carga de 20 minutos (0-80%), conseguindo cumprir com sucesso a meta ambiciosa definida pela Innovate UK, a agência de investigação e inovação do governo que apoia o financiamento de I&D, lidera o financiamento de I&D e o crescimento do negócio de motos elétricas no Reino Unido.

220 kg de peso total

Com um peso global de 220kg, o protótipo TE-1 é mais leve do que as motos elétricas equivalentes disponíveis atualmente, até 25%, dando-lhe uma incrível relação peso-potência. Tendo um tamanho e escala físicos comparáveis a um Street Triple, mas com a ergonomia, geometria e distribuição de peso de uma Speed Triple, a TE-1 proporciona uma condução completamente emocionante, ao mesmo tempo que é inspiradora de confiança, ágil e compacta. “Quem me dera ter tido isto em Daytona, aquela aceleração neste chassis, e como consegue curvar – wow! “, disse Brandon Paasch. “Acho que será uma moto muito boa para andar na rua, apenas com base no quão ágil é, e como se sente leve.”

Manuseamento neutro e confiável

Com um mapa de entrega de aceleração e binário projetados diretamente a partir de uma Speed Triple 1200 RS, os testes de pista e avaliações dinâmicas do piloto no protótipo TE-1 oferecem um nível de manuseamento que corresponde às actuais motos de desempenho desportivo de combustão interna tricilíndricas da Triumph. O nível estimulante de desempenho e aceleração da TE-1, aliado ao seu envolvente e dinâmico pacote de condução, resulta numa moto que proporciona toda a sensação de ADN da Triumph, e um manuseamento neutro de renome mundial – uma condução suave e previsível, que é ágil, óptima nas curvas, com um poder controlável que incita a confiança e garante diversão.

Sonoridade cheia de carácter

Banda sonora distinta e emocionante, subindo para um crescendo mais arrepiante – o som puro e característico do protótipo Triumph TE-1 é considerado mais apelativo e emocionante do que qualquer uma das motos elétricas equivalentes atualmente disponíveis, graças à sua transmissão primária de pares de engrenagens helicoidais únicas. Com os níveis de ruído testados na instalação externa de medição de ruído da Mira, a TE-1 alcançou com sucesso todos os padrões de ruído definidos pelos testes de homologação R41 para o acelerador aberto, o velocidade de cruzeiro e condução urbana.

ADN e estilo 100% Triumph

Reconhecido instantaneamente como uma Triumph, a presença musculada do protótipo TE-1 utiliza princípios de design com a assinatura da história moderna da marca, sendo claramente uma moto do futuro. Agora atualizado com os seus painéis finais e esquema de pintura, o protótipo de testes traz um estilo e presença 100% Triumph, com todo o ADN de design da marca, desde o seu quadro de alumínio até aos distintivos faróis gémeos e postura desportiva.

Conclusão do Projeto

“Já vimos uma reação muito positiva ao protótipo TE-1 por parte de motociclistas de todo o mundo, onde muitas pessoas nos dizem que, pela primeira vez, estão a ver uma moto elétrica como desejável, e algo que eles genuinamente gostariam de possuir”, diz Steve Sargent.

“Sendo o primeiro passo na nossa jornada para desenvolver a nossa futura abordagem à tecnologia de motorização elétrica, o protótipo TE-1 e os resultados incríveis que obteve no seu programa de testes intensivos proporcionaram insights e capacidades cruciais que, em última análise, irão orientar o nosso desenvolvimento futuro. Claro que a moto de produção final não será exatamente o que se vê aqui hoje, mas fiquem descansados, os modelos que desenvolvemos vão abranger todas as aprendizagens e o seu espírito dinâmico emocionante.” Conclui o Chefe de Produto da Triumph Motorcycles.

“Estamos incrivelmente orgulhosos de poder partilhar tais resultados positivos na conclusão do Projeto Triumph TE1, onde o protótipo de testes excedeu muitos dos nossos objetivos e expectativas iniciais. Todos na equipa estão entusiasmados com os resultados que conseguimos com os nossos parceiros, e como os resultados do projeto vão alimentar o futuro dos veículos elétricos na Triumph.” Afirma Nick Bloor, diretor executivo da Triumph Motorcycles.

Engenharia Avançada Williams (WAE)

“A WAE está encantada por ter estado envolvida neste excitante programa para desenvolver o protótipo TE-1. Desde a sua concepção em 2018, todos os parceiros têm trabalhado em colaboração, com inovação e paixão para dar vida a um protótipo que veio quebrar barreiras. É agradável ouvir comentários positivos por parte dos motociclistas que confirmam que a dinâmica da moto está alinhada com o ADN da Triumph. Isto foi conseguido com o sistema de bateria e controlo líder de classe que a WAE produziu dentro de um conjunto leve e integrado”. Afirma Dyrr Ardash, Chefe de Parcerias Estratégicas, Williams Advanced Engineering.

Divisão E-Drive da Powertrain Ltd.

“Estamos muito satisfeitos por ver concluída a fase final de testes do protótipo TE-1 e, com isso, uma maior validação do desempenho e eficiência do nosso Motor Ultra-Integrado e Inversor. Para a aplicação TE-1, o motor alcançou densidades de potência máximas e contínuas de 13kW/kg e 9kW/kg, respectivamente; 60% superiores às metas da tecnologia APC para 2025.”

Tudo isto foi conseguido utilizando materiais e processos compatíveis com a produção automóvel de volume e numa plataforma motora escalável. O conceito de escalabilidade motora implantado no TE-1 forneceu um trampolim para uma nova arquitetura motora escalável, a anunciar ainda este ano, que proporcionará níveis de desempenho semelhantes, mas muito maior escala de fabrico do que anteriormente.

“O conceito de inversor ultra-integrado , também escalável de tal forma que o número de estágios de potência de Silicon-Carbide aumenta para motores de maior diâmetro, realmente tem proporcionado em desempenho (capaz de >500kW) e dá-nos a oportunidade de optimizar para produção ou cumprir requisitos de potência muito mais elevados. Estamos muito orgulhosos de ter sido uma parte chave deste projeto emocionante que tem sido um marco para as motos elétricas e para a indústria britânica.” Concluiu Andrew Cross, Diretor de Tecnologia da Integral Powertrain Ltd.

WMG, Universidade de Warwick

“As duas rodas elétricas têm um papel fundamental a desempenhar na revolução dos transportes como uma opção de emissão de escape zero. Na nossa parceria com a Triumph, a WMG usou a experiência de investigação em eletrificação para demonstrar que os fabricantes podem entregar produtos com uma menor carga de emissões, bem como, a clientes muito focados no desempenho, oferecer um VE (Veículo Elétrico) que é muito divertido de conduzir”, complementa o Prof. David Greenwood, CEO, da WMG, Universidade de Warwick.

RESULTADOS FINAIS DOS TESTES DO PROTÓTIPO TRIUMPH TE-1

  • 161 km de autonomia

Excedendo significativamente a gama real das motos elétricas equivalentes disponíveis hoje, com um raio de acção de 161 km, líder de categoria, baseada em testes ao vivo e projeções oficiais

Potência máxima de 130 kW (177ps / 175bhp) O protótipo TE-1 oferece um incrível padrão de aceleração, alcançando 3,6 segundos a 0-100 km/h, e uns excelentes 6,2 segundos 0-160 km/h

Tempo de carregamento de 20 minutos (0-80%)

Um resultado que muda o jogo… mais rápida do que as motos elétricas equivalentes actuais!

220kg, com uma incrível relação potência-peso

  • Até 25% mais leve do que motos elétricas comparáveis atualmente disponíveis

Protótipo final que demonstra os referenciais líderes de classe da Triumph e apresenta a projeção sobre o futuro emocionante para os fãs da Triumph em todo o mundo

  • Nova sonoridade única e cheia de carácter da nova Triumph eléctrica que nos arrepia
  • Ergonomia, geometria e distribuição de peso de uma Speed Triple, com a escala e o impacto visual de uma Street Triple
  • A sensação emocionante característica da Triumph e o manuseamento neutro, com o mapa de entrega do acelerador e do binário equivalente a uma Speed Triple 1200 RS

Um estilo e presença que é 100% Triumph, com ADN de design próprio

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments