Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Customização BMW R60: A bela arte de trabalhar o metal

By on 30 Junho, 2021

Há profissões que tendem a desaparecer, o ferreiro, o artesão, o carvoeiro… No entanto, um artista canadiano, especialista a trabalhar o metal, deu ao motor de uma BMW R60 um quadro e ciclística inteiramente feitos de alumínio, transformando uma moto numa peça de arte que ficará exposta num museu em Dallas.

Jay Donovan é o artista por trás desta escultural moto de alumínio. Antes, já tinha feito alguns trabalhos para Bobby Haas. Este último, principal impulsionador do Haas Moto Museum em Dallas, no Texas, também vê as motos como esculturas. Donovan já tinha construído duas motos para Bobby: uma Yamaha XS 650 e uma moto elétrica.

A BMW Aluminium-Amadeus é a sua terceira obra de arte. Teve a ideia de criá-la enquanto construía a Yamaha, e fez então alguns esboços para ela. Os elementos de suporte são as duas metades do arco, que se cruzam exatamente acima do motor, e que vão do lugar do condutor ao braço oscilante e da frente às cabeças dos cilindros. O quadro é feito de alumínio polido com alto brilho.

Porquê a BMW R60?

Donovan escolheu o motor da BMW R60 / 2 porque esse motor com as suas dimensões, formato e filtro de ar característico, combinavam na perfeição com a sua própria forma de ver a arte. Na década de 1960, o autoritário boxer garantia uns bons 30 cv a partir de 590 cc de cilindrada. Junto com o braço oscilante, desenhou uma estrutura elíptica de tubos de aço inoxidável com dois laços como uma conexão para a cabeça de direção e a espinha dorsal. Para o design, confiou inteiramente no efeito da suspensão em linha reta original da BMW.

Numa galeria de arte, muitas pessoas ficam em frente à exposição e perguntam-se: o que o artista está a tentar dizer? Para Jay Donovan uma moto é mais do que apenas mecânica… também pode ser arte.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments