EICMA 2021, Bimota: KB4 e KB4 RC, duas clássicas modernas com inspiração vintage

By on 26 Novembro, 2021

Já se passaram quase dois anos desde que o fabricante italiano Bimota se manteve em movimento com a sua KB4, a segunda moto produzida desde a chegada do capital da Kawasaki à empresa, depois da exuberante Tesi H2.

Rapidamente confirmada pela casa italiana, esta desportiva desenvolvida em torno do motor da Kawasaki Ninja 1000SX apareceu várias vezes durante o seu desenvolvimento, mas sem revelar muito. Agora, em Milão tudo ficou à vista.

Na semana passada, o pequeno mas exclusivo fabricante transalpino deu todas as informações do sua desportiva e até anunciou que viria acompanhada de uma variante RC, para o RaceCafé, com uma inspiração mais vintage. Mas a espera valeu a pena, quando a Bimota finalmente apresentou sua versão final da KB4, esse modelo de produção que cumpre a promessa de homenagear a KB1 e se mantém fiel ao primeiro conceito anunciado. A par dela surge a KB4 RC.

Assente na mesma base técnica e incorporando as mesmas soluções inovadoras como o seu sistema de refrigeração colocado na traseira com duas largas condutas laterais, a RC destaca-se sobretudo pela falta de carenagem.

Mas num olhar mais atento, percebe-se que esta não é a única modificação feita pelo fabricante, uma vez que o assento e o acabamento do sub-quadro traseiro também são diferentes. O suporte da placa de matricula está junto à roda traseira e os espelhos estão em ambas as extremidades do guiador. Finalmente, o enorme silenciador de uma peça dá lugar a um elemento duplo mais estético.

Conta ainda com uma abordagem diferente no domínio da suspensão, contanto com uma forquilha invertida e um monoamortecedor traseiro, ambos da Marzocchi e ambos semi-ativos. O amortecedor de direção desaparece na KB4 RC.

Contúdo, algumas questões permanecem sem resposta, e a começar pela mais importante: quanto vai custar esta Bimota KB4? Por, agora o que sabemos é que esta desportiva clássica moderna estará disponível em 2022 e que já é possível fazer a pré-reserva da moto no site do fabricante.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments