EICMA 2022: Benelli com uma ‘mão cheia’ de novidades

By on 10 Novembro, 2022

A empresa sediada em Pesaro revelou em Milão um grande número de novidades, incluindo modelos de estrada, naked e crossover.

Benelli TRK 702 / X

A aventura começa quando o asfalto termina

A adventure TRK 702 fez a sua estreia absoluta , disponível na versão “estrada” e X mais dedicada a estradas de terra.

Ambas são movidas pelo novíssimo cilindro bicilíndrico Benelli de 698cc, criado justamente para preencher o espaço entre os motores de 500 e 800cc e que aproveita a experiência adquirida no desenvolvimento e industrialização das outras duas unidades. A potência de 76,2 cv (56 kW) a 8.750 e o binário de 68,2 Nm a 6.250 rpm são adequados para o propósito da moto, que foi criada para ser facilmente manejável em todas as situações. Ao projetar o motor, foi dada atenção para manter o seu tamanho e baixo peso. A configuração é tradicional, com distribuição de duplo comando de válvulas à cabeça, 4 válvulas por cilindro, cambota faseada a 180° e sistema de injeção eletrónica de combustível.

O quadro da X é semelhante ao modelo de estrada TRK 702. Derivado do modelo de 500cc, caracteriza-se por boas qualidades de agilidade que o tornam confortável fora de estrada. Com uma roda dianteira de 19 polegadas, as suspensões são adequadas para uso misto. A forquilha invertida com bainhas de 50 mm de diâmetro garante um curso da roda de 140 mm, o braço oscilante de alumínio com monoamortecedor central ajustável permite um curso da roda de 173 mm, 5 a mais do que a TRK 702.

A necessidade de adaptação às necessidades off-road  levou a diferentes opções de rodas e travões: os aros são raiados em vez de liga e são equipados com pneus Pirelli Scorpion Rally STR. Além disso, o disco duplo de 320 mm de diâmetro na frente é controlado por pinças de dois pistões em vez de quatro, e o pneu é de 110/80-19”; atrás dele fica o disco de 260 mm com pinça de pistão único, mas o pneu é de 150/70-17”.

O pára-brisas grande é o mesmo da versão de estrada, garante excelente proteção para motociclista e passageiro e abriga um display TFT colorido de 5” que pode ser conectado via Bluetooth ao telefone; aqui também, entre as opções estão os punhos e assento do condutor aquecidos e a câmera de bordo integrada no bico dianteiro que permite gravar vídeos e tirar fotos.

As entregas da Benelli TRK 702 X começam na primavera de 2023 e duas cores estarão disponíveis: Cinza Antracite e Cinza Lua.

Benelli BKX 250

A BKX também é completamente nova e está disponível em duas versões, ambas equipadas com o mesmo motor monocilíndrico de 250cc a quatro tempos. De acordo com a Benelli, esta moto é prática para se movimentar naturalmente no trânsito e, uma vez fora do caos, proporcionar diversão nas estradas sinuosas ou mesmo em estradas leves de terra.

Benelli TNT 500

A TNT 500 (Tornado Naked Twin 500) está munida do mesmo motor de meio litro das best-sellers de Pesaro, a TRK 502 e a Leoncino 500, e apresenta novas linhas que acompanharão a família de motos desportivas Benelli: “poderosa, definida, musculosa, mas rápida” é o lema. Também novo e original é o farol com as luzes diurnas DRL que descrevem um “T”, completamente separado dos módulos de farol alto e baixo localizados na parte central; é um componente que acompanhará toda a futura família naked Benelli.

Benelli TRK 800

E por fim há a versão definitiva da TRK 800, já apresentada no ano passado, talvez a mais esperada de todas.

Com a chegada da versão definitiva da TRK 800, a família Benelli TRK flexiona os seus músculos. A fisionomia lembra fortemente as outras “irmãs”, mas as proporções dos volumes são diferentes, mais abundantes, para expressar o conceito de uma moto com alma vigorosa. Linhas fluidas e sinuosas estudadas como de costume traçadas no Benelli Style Center, que transmitem uma ideia de potência, mas mantêm o sentimento familiar da gama TRK , concentrando-se em elementos-chave como a frente, os faróis de dupla ótica que aqui são full LED e o guarda-lamas dianteiro.

O depósito tem capacidade para 22 litros e o painel de instrumentos possui um display TFT colorido de 7” de alta resolução. Tem  o mesmo motor da Leoncino 800: um bicilíndrico paralelo de quatro tempos de 754cc que oferece uma potência de 76,2 cv(56 kW) a 8.500 rpm e um binário de 67 Nm (6,8 kg) a 6.500 rpm.

A escolha das rodas e travões é equilibrada entre asfalto e estrada de terra. Os aros de alumínio são equipados com pneus off-road (110 / 80-19″ na frente e 150 / 70-17″ na traseira), enquanto os travões são mais voltados para o asfalto, pois há dois discos semi-flutuantes de 320 mm com pinças de quatro pistões na frente e um disco de 260 mm com pinça de pistão único atrás.

A chegada da Benelli TRK 800 está prevista para meados de 2023.

Benelli TRK 702

Esta globetrotter de tamanho médio foi concebida pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento e pelo Centro de Estilo Benelli em Pesaro, é uma adventure-touring multifacetada, que permite percorrer um longo caminho com conforto, mas permanece agradável mesmo depois de sair da autoestrada.

O perfil mantém a sensação familiar das demais TRKs, extremamente reconhecível em alguns elementos (como o farol, por exemplo), mas tem um sotaque mais agressivo e moderno. O coração da TRK 702 é o novo bicilíndrico Benelli virado para a frente de 698cc, que foi criado justamente para preencher o espaço entre os motores de 500 e 800cc e aproveita a experiência adquirida no desenvolvimento e industrialização das outras duas unidades. A potência de 76,2 cv (56 kW) a 8.750 rpm e o binário de 68,2 Nm a 6.250 rpm são adequados para o propósito da moto, que foi criada para ser facilmente manejável em todas as situações.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments