Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

ENERGICA EVA EsseEsse9 de 2019 – Uma clássica naked e eléctrica

By on 21 Dezembro, 2018

A Energica produziu a EsseEsse9 em homenagem a uma estrada romana chamada “Via Emilia”, uma estrada antiga criada pelos romanos 187 anos AC e que agora se chama Estrada Nacional Nº9. No berço da EN9 italiana está uma das zonas mais conhecidas no mundo motorizado e que dá pelo nome de “Motor Valley”.

A nova Energica EVA EsseEsse9, o terceiro modelo produzido pela marca, será por isso uma moto de linhas clássicas mas cheia de atributos tecnológicos e inovadores. A EsseEsse9 apesar do peso que penaliza normalmente as motos eléctricas, transmite uma imagem de alguma leveza e simplicidade. As eléctricas continuam porém a ser penalizadas em relação às motos de motor de combustão, no seu peso, no seu preço, no tempo de carga das baterias e na sua autonomia. Nada que nos próximos dois anos não venha a ser ultrapassado mas neste momento ainda são realidades que travam o seu crescimento no mercado.

Para compensar os 270 Kg da EsseEsse9 a Energica dotou a sua EVA tal como as restantes motos da sua gama de um sistema de acelerador a baixa velocidade que permite movê-la para a frente e para trás sem qualquer esforço.

As baterias têm um tempo de carga em postos de carga rápida de aproximadamente 30 minutos e em casa normalmente de 3 a 4 horas para a atingir igualmente os 85% da carga máxima. Para 2019 a Energica dotou as suas motos com um sistema 50% mais rápido de carregamento e que garante uma maior vida das baterias.

O seu motor de arrefecimento líquido a óleo, do tipo “permanent magnet” ou íman permanente, não transmite qualquer vibração e apenas um som em aceleração tipo nave do futuro, com um binário assustador que lhes é conhecido. Com 109 cv e um binário constante de 133ftlb, a aceleração é realmente surpreendente.

Com um rolar silencioso, sem vibrações e um som de nave espacial, a EVA SS9 proporciona uma sensação única a quem a conduz, realidade que nos deixa a pensar se dentro de pouco não nos irá criar “habituação” ( mesmo naqueles, como nós, que são “petrolheads” assumidos e convictos ) .

Com travão de disco duplo na dianteira de 330 mm e pinças Brembo, a segurança em travagem é máxima. A EVA dispõe ainda de 4 modos de condução, Eco, Rain, Urban e Sport, com diferentes entregas de potência e claro diferentes consumos das baterias. Paralelamente existem também 4 níveis de travão de motor que permitem gerar energia nas desacelerações. Todos menos um que se parece à desaceleração de uma moto a dois tempos ( sem resistência de motor ) mas também não carrega a bateria.

A EVA EsseEsse9 monta de origem suspensões Marzochi de última geração na dianteira e um mono-amortecedor da Bi-Tubo na traseira. Em opção existe a possibilidade de montar também suspensões Ohlins e uma série de outros acessórios que conferem um nível de sofisticação ainda mais elevado à Energica EVA.

O painel de informação é do tipo TFT a cores, com GPS incorporado, ligação via bluetooth, sistema VCU de Controle de Veículo. A SS9 beneficia também de controle de tração, com seis níveis, “cruise control”, punhos aquecidos, ABS da Bosch e eABS e Luz diurna DRL.

Existe uma Versão especial da EsseEsse 9 que inclui quilha fabricada à mão e alumínio anodizado, guarda-lamas dianteiro também produzido artesanalmente numa liga de fibra híbrida de carbono e alumínio, e painéis laterais com o número 9 fabricados em alumínio.

PVP da Energica EVA EsseEsse9                              20.583 eur

PVP da Energica EVA EsseEsse9 Vers. Especial   22.083 eur

Galeria

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments