Euro NCAP inicia testes de colisão com motos

By on 1 Dezembro, 2022

O Euro NCAP está atualmente a últimar os procedimentos de teste para veículos de duas rodas.

O Euro NCAP tem testado veículos para segurança em colisão há mais de 20 anos. Os resultados desses testes são levados em consideração pelos fabricantes, sendo utilizados na publicidade e na promoção de carros. Agora o Euro NCAP vai dar o próximo passo – iniciar testes extensivos de veículos de duas rodas. O enfase principal destes testes será o estudo do funcionamento dos sistemas de assistência eletrónicos, sendo os testes realizados em diversas condições climáticas.

Além disso, o programa de testes incluirá a verificação do reconhecimento de motos por carros com sistemas de condução semi-autónoma, assim como a operacionalidade dos sistemas de cruise control adaptativo nas motos. A partir de 2024, serão realizados testes de cruise control adaptativo não apenas em autoestradas, mas também em estradas secundárias.

O Euro NCAP reconhece que os estudos de segurança de motos são muito mais difíceis do que os estudos de segurança de automóveis. Ao mesmo tempo, os especialistas em segurança no trânsito estão confiantes de que os resultados destes testes ajudarão os fabricantes de motos a receber informações valiosas sobre a eficácia de vários assistentes eletrónicos e aplicá-las da maneira mais eficiente possível no desenvolvimento de novos modelos. Além disso, o Euro NCAP não descarta a possibilidade de se desenvolverem sistemas de teste separados para equipamentos de motos no futuro.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments