Exposição “Montesa, 75 anos de uma aventura irrepetível”

By on 18 Março, 2021

Encerrada até agora por causa da pandemia, a exposição que celebra os 75 anos da Montesa voltou a abrir portas no Museu da Moto de Bassella.

Em 2020 a Montesa pretendeu comemorar o seu 75º aniversário com uma exposição inédita. O evento teria lugar no Museu da Moto de Bassella, localidade catalã da província de Lérida, sendo uma oportunidade única para desfrutar dos modelos mais emblemáticos da mítica marca espanhola. Mas a Covid apareceu e fez fechar as portas da exposição. Agora, e sob todas as medidas de segurança necessárias, a exposição “Montesa, 75 anos de uma aventura irrepetível” reabriu hoje.

A MONTESA que foi fundada em 1945, é a marca espanhola mais antiga e uma das mais populares também em todo o mundo, nomeadamente no plano desportivo, e por isso a importância da exposição “Montesa, 75 anos de aventura irrepetível“ celebrar estes 75 anos. De acordo com os orientadores da exposição, Pep Itchart e Santi Ruiz foi difícil reunir todas as motos da marca, mas consideram o evento como “um marco inédito e quase irrepetível para a história de Montesa e do motociclismo.”

A exposição apresenta autênticas peças de coleção, muitas delas inéditas, agrupadas em categorias como turismo, motocross, teste, enduro, ciclomotores, scrambler ou competição. Graças a um tour em ordem cronológica pode-se apreciar a evolução da marca ao longo de seus 75 anos de história.

O Museu da Moto de Bassella tem reunidos modelos míticos do mundo da competição, como as três Sprint (1954, Leif Smedh; 1956, J. R. Eizaguirre; e 1958, R. Quinanilla), modelos participantes no TT de Man (a XLE 51 que conseguiu chegar pela primeira vez a 135 km/h), as primeiras Montesa que participaram nos Seis Dias de Enduro – ISDE como a D- 51 Varesse, a 250 com motor de válvula rotativa (1966) popularmente conhecida como “Uruguai” (1959) e a Brio refrigerada a água de 1957.

E não podemos esquecer os protótipos, como a scooter Fura de 1958 ou ainda os modelos mais populares que fizeram da Montesa uma marca de sucesso, como a Impala, Brio e Cota. Em suma, uma seleção de quase 130 modelos que tornam a visita a esta exposição num dia bem passado, rico de experiências e histórias de motociclismo.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x