Faleceu Roberto Marchesini, o fundador das famosas rodas de magnésio

By on 12 Outubro, 2020

MARCHESINI FOI O HOMEM QUE CRIOU AS FAMOSAS JANTES MARCHESINI, E QUE PASSOU A PRODUZIR ALGUMAS DAS MAIS DESEJADAS RODAS DE CORRIDA DE ALUMÍNIO E MAGNÉSIO DISPONÍVEIS.

Nasceu em Bolonha em 1941 e começou a trabalhar para a Campagnolo, logo se tornando num de seus principais técnicos. Marchesini tornou-se um pioneiro a trabalhar o magnésio, desenvolvendo as famosas rodas de corridas de magnésio da Campagnolo na década de 1970, que fizeram grande sucesso e foram utilizadas por pilotos como Barry Sheene e Giacomo Agostini.

Antes disso Roberto Marchesini criou a Marvic que obteve grande sucesso em Itália e em toda a Europa. Em 1988 assumiu uma pequena fundição de ligas leves e criou a sua própria empresa: a Marchesini Wheels.

Evoluindo constantemente a tecnologia e refinando os seus produtos, produziu rodas de alumínio forjadas, rodas de magnésio fundido para corridas e os seus produtos até equiparam motos de série desportivas de topo. Em 2000 Roberto Marchesini vendeu a Marchesini Wheels à Brembo, antes de se reformar.

A influência de Marchesini estendeu-se durante décadas e criou um grande nome – o seu próprio – que viverá mais do que o seu próprio nome. No paddock dos Grandes Prémios, Marchesini era um dos nomes mais populares entre pilotos, técnicos e chefes de equipa, sendo ainda hoje considerado como o pai das ligeiras rodas de magnésio.

Roberto Marchesini 1941 – 2020

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x