GasGas 400 Adventure: Uma réplica a menor escala da vencedora do Dakar

By on 25 Maio, 2022

Vários protótipos de uma GasGas adequada para uso em estrada e offroad com o novo motor KTM 400, foram vistos em testes perto de Barcelona.

A marca GasGas, que foi adquirida pela empresa-mãe KTM Pierer Mobility em 2020, é conhecida principalmente pelos seus modelos de motocross e enduro. No entanto, pouco depois da compra total das acções, o CEO Stefan Pierer anunciou o desejo de expandir a  gama da marca catalã a modelos de estrada, entre 125 e 390 cc. Agora, os primeiros protótipos do modelo foram avistados em testes na Espanha e Áustria.

Aparentemente, trata-se de uma pequena Adventure -Touring que emprega o novo motor moncilíndrico, que também será usado nas próximas Husqvarna Vitpilen 401, KTM 390 Duke e outros modelos do Grupo.

Porém, o que mais chama a atenção é o conceito do modelo. Por exemplo, enquanto a BMW G310 GS e a KTM 390 Adventure são duas ‘dual sport’perfeitas para estradas pavimentadas, a GasGas 400 é descaradamente adequada para uso offroad. Sinal claro disso é a roda dianteira de 21 polegadas, que raramente é encontrada nesta classe, os pneus Metzeler com sulcos profundos, a forquilha invertida e o extremamente robusto braço oscilante.

O estilo deste protótipo inicial, provavelmente pretende ser uma reminiscência da moto de rally com a qual a GasGas venceu o último Rally Dakar. O design moderno de rally significa, acima de tudo, uma frente acentuadamente ascendente com um pára-brisas bastante alto, que oferece boa proteção contra o vento.

A GasGas 400 Adventure provavelmente será o modelo de referência para a nova linha de design da GasGas, com outros modelos futuros a seguirem as suas linhas. O assento, que parece ter sido retirado da trail ES 700 – que com a supermoto SM 700 foram recentemente apresentados – pode dar lugar a uma construção mais confortável quando estiver pronta a moto para a produção em série.

ES 400 é um nome possível para este novo modelo. Com base no estado de desenvolvimento do protótipo, parece possível um início de produção no decorrer de 2024. A única questão em aberto é o local de produção. Uma vez que a fábrica da GasGas, completamente recém-construída, perto de Barcelona, ​​destina-se apenas à produção de motos de teste, a série 400 com seus modelos irmãos Husqvarna e KTM provavelmente deve sair da linha de montagem no parceiro de cooperação Bajaj em Pune, na Índia.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments