Geon ScrAmper: Elétrica de estilo cafe racer e caixa manual

By on 12 Outubro, 2021

Os responsáveis ​​pela Geon ScrAmper anunciam que o modelo está pronto para entrar em produção em série. Trata-se de uma moto elétrica que alcançará uma autonomia de/até 180 km.

A Geon ScrAMper foi anunciada no final do ano passado e causou sensação, tanto pela sua imagem marcante quanto pela caixa de velocidades manual, já que uma transmissão desse tipo é invulgar numa moto elétrica. Agora o fabricante anuncia que o seu protótipo está pronto para produção em série. ainda este ano .

Para o desenvolvimento da ScRamper, a Geon contou com a colaboração da EMGo, empresa especializada em mobilidade elétrica que ajudou a torná-la uma moto elétrica inovadora e que despertasse interesse no mercado global .

Antes de chegar às ruas, a ScRamper elétrica passou por três fases diferentes, a última sendo a versão mais potente e tecnologicamente avançada de todas elas. Este desenvolvimento foi feito para poder competir em igualdade de condições com os líderes do segmento médio-alto do mercado de motos elétricas.

Para a sua última versão, que entrará em produção no final do ano, os responsáveis ​​pelo projeto optaram por utilizar um sistema de refrigeração de bateria com a sua própria tecnologia, além de procederem a várias modificações. O sistema de refrigeração é patenteado pela EMGo e, de acordo com o que foi divulgado, permite manter a temperatura da bateria baixa a 38º, o que lhe permitirá trabalhar por um longo período de tempo em alta velocidade.

A empresa afirma que os picos de potência gerados pelo motor podem durar até 35 minutos, e que graças a esse sistema não haverá degradação ou danos aos elementos que compõem a bateria. A potência máxima do motor elétrico pode ser de até 24 kW. Em modelos futuros, os projetistas planejam usar esta nova tecnologia de bateria para ter um modo “turbo” com aqueles 24 kW de potência. Dessa forma, a ScRamper poderá atingir uma velocidade máxima de/até 170 quilómetros por hora.

Apesar de sua potência de pico, espera-se que a ScRamper seja homologada como uma moto elétrica equivalente a 125 cc, já que a sua potência nominal é de 9 kW moderados , enquanto a bateria da qual é alimentada possui uma capacidade de 9,61 kWh .

O desempenho da  ScRamper que entrará na linha de produção terá uma velocidade máxima de 130 km/h no modo menos restritivo e para o qual a Geon promete autonomias de pelo menos 110 quilómetros . Por outro lado, em ambiente urbano poderá atingir uma autonomia máxima de 160 quilómetros com carga total.

Por se tratar de uma elétrica com perfil urbano, os seus projetistas não optaram por incorporar uma bateria removível, mas sim fixa e deverá ser carregada da mesma forma que um carro elétrico, seja no posto doméstico ou numa estação de carregamento pública. Em contrapartida, disponibiliza a possibilidade de um sistema de carregamento rápido graças ao qual é capaz de ir de 0 a 80% da bateria em 45 minutos , enquanto para uma carga completa precisará de uma hora e meia.

A Geon anuncia no seu site que a ScRamper está disponível para reserva e que tem um preço de 6.000 dólares, pouco mais de 5.180 euros ao câmbio atual . No momento, e embora a ScRamper seja destinada à comercialização internacional, a empresa não especificou como abordará a comercialização da sua moto elétrica na Europa, pois apenas confirmou que sua produção começará no final do ano e a sua comercialização deverá ocorrer no início de 2022.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments