Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Governo Suéco recua nos limites de velocidade

By on 25 Fevereiro, 2022

Num país como a Suécia, onde a condução em longas distâncias faz parte da vida de muitos, as reduções de velocidade para 80 km/h em estrada secundárias gerou uma onda geral de indignação…

Os motociclistas suecos e os moradores de zonas rurais, foram contra a medida e o governo da Suécia recuou na medida que estava a implementar. Tudo começoi em 2016, quando a Administração Sueca de Transportes reduziu as velocidades de 90-100 km/h para 80 km/h em estradas sem divisória central, facto que levou a crescentes protestos em todo o país.

Essa redução de velocidade impactou o tráfego em 4.300 quilómetros de estradas, cerca de 44% em vias estaduais ou secundárias. Agora, o governo suéco agora anulou decisões anteriores sobre velocidades reduzidas em longas distâncias nos distritos de Dalarna, Jämtland-Härjedalen e Jönköping.

Como razão para a redução da velocidade, a Administração Sueca de Transportes invocou a necessidade de uma melhor segurança rodoviária. A proposta foi recebida com grandes críticas, quer pela comunidade motociclista quer por muitos moradores das zonas rurais, que com a mudança teriam mais dificuldade de acesso a empregos, educação e serviços comunitários. No entanto, as reduções de velocidade continuaram a ser implementadas a ritmo acelerado.

A organização sueca de motociclistas SMC – um membro da organização motociclistas da Europa, FEMA – que protesta desde 2016 contra essas reduções dos limites de velocidade aplicados na Suécia a muitas estradas sem divisórias centrais, viu com satisfação o recuo da medida aos limites originais de 90-100 km/h.

Na verdade, circular com uma moto moderna apenas até aos 80 km/h, numa estrada secundária deserta de movimento, não é fácil nem faz sentido, mas foi a medida imposta pela Administração Suéca

Segundo o jornal SVT Dalarna, o governo suéco, entre outras coisas, acredita que não há razão para implementar a restrição na medida em que foi feita e que outras medidas que não envolvam reduções de velocidade devem ser tentadas. A decisão governamente trouxe uma nova esperança aos municípios, regiões, empresas, organizações e residentes que também protestaram contra as novas reduções propostas pela Administração Sueca de Transportes.

Muitas vezes é melhor deixar tudo como antes… Melhorar, sim as infra-estruturas em nome da segurança, muitas vezes inadequadas ao uso da moto.  

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments