Harley-Davidson ‘Sportster’ 300 – A meia irmã americana da SRV 300

By on 18 Março, 2021

Sabemos que a Harley-Davidson tem planos para lançar uma cruiser 300 num futuro próximo, como parte da sua estratégia ‘Rewire’. Agora, documentos recentes de homologação da chinesa SRV 300, mostram as suas formas claramente inspiradas na gama das Sportster de Milwaukee – confirmando a forte aposta da marca americana no mercado asiático. 

Tudo aponta para que a nova baby-boomer da Harley parece estar a aproximar-se cada vez mais da realidade. Anteriormente, apenas tínhamos simples desenhos a mostrar o que o empreendedor fabricante poderia estar a desenvolver no seguimento do acordo entre a marca norte-americana e o fabricante chinês. Agora, temos fotografias reais dos documentos de homologação arquivados pela QJ Motor para a futura SRV 300 – moto que ostenta a marca QJ, mas que certamente será a base para a próxima entrada no mercado asiático da Harley-Davidson.

Curiosamente, a nova moto apresenta um motor bicilindrico em V de apenas 296cc – pequena capacidade que de imediato nos lembra das célebres Virago 250 da Yamaha – o que significará possivilmente a mais compacta moto a utilizar o belo emblema da Harley-Davidson. 

Além disso, podemos ver que o desenho geral da SRV 300 é inspirado fortemente por algumas das maiores motos da Motor Company, tais como a Sportster Iron 883, e a agora extinta Street 750. Embora não produza certamente o rugído das suas irmãs maiores, a SRV 300 declara uma potência de 30 cavalos – muito potente para o mercado asiático.

A parceria entre a Harley-Davidson e a Qianjiang Motor parece estar a tornar-se forte, sem sinais de abrandamento. De facto, o mercado asiático é um bom local para a Harley-Davidson aumentar os seus volumes de vendas, graças a uma economia em crescimento, o que se traduz num aumento do poder de compra dentro da classe média. 

Embora exista um culto para as motos grandes da H-D em múltiplos países asiáticos, a marca de Milwaukee tem assim a oportunidade de fazer crescer ainda mais a sua marca, entrando num segmento de nível médio, posicionando-se com motos mais pequenas como produtos aspiracionais para os primeiros motociclistas.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x