Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Honda K24-Swapped Turbo: Quando a imaginação supera todos os limites!

By on 18 Janeiro, 2022

A imaginação fértil de um surfista australiano levou-o a criar uma moto fora de todas as convenções. Pegando na sua velhinha CBR 1000F, Ben Robertson adicionou-lhe um motor de 2.4 litros de um automóvel, acrescentou um turbo Garret e espera colocar-lhe 1000 cv para poder arrancar como um míssil balístico!

A cilindrada é amplamente considerada na comunidade motociclista, como algo de importante, quase sagrado, mesmo. Por exempo, é considerado arriscado um motociclista muito novo, escolher uma moto de litro (1000cc) para ser a sua primeira moto. Contúdo, isso não apoquentou a mente do surfista australiano Ben Robertson, quando decidiu transformar a sua velhinha Honda CBR 1000F em algo de verdadeiramente insólito, partindo o quadro ao meio da moto para alongá-la e dessa forma poder receber o motor de um carro Honda e um turbo K24 Garret.  

A ideia louca de Robertson, que não esconde a sua fidelidade à Honda tendo tatuado no pescoço o nome ‘Civic’, foi a de alojar o motor de 2.400 cm3 do antigo Honda de 2003, sobre o qual espera que venha a debitar 1000 cavalos de potência com o turbo…. leram bem (1000 cv!)

Já em termos de peso, se na balança a CBR 1000F original pesava quase 270 kg, é justo assumir que com a transmissão a pesar mais 90 kg e o motor e turbo, o peso final após a transformação fique acima dos 450 quilos. Mesmo com um peso superior ao da maioria das motos de produção, fabricadas hoje em dia, se Robertson atingir o seu objectivo de potência, a sua moto terá uma relação potência/peso de cerca de 2.000 cavalos de potência por tonelada. Isso é basicamente o triplo de um Bugatti Chiron Pur Sport!

“Tenho ideias loucas admito, mas só quero fazer coisas diferentes”, disse Robertson que pensa levar a sua moto para as corridas de dragster (provas de arranque). “Comecei a construir a moto como um modelo de rua e sem dar por isso o meu projeto inicial descontrolou-se”, admitiu.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments