Honda, KTM, Piaggio e Yamaha assinam acordo para consórcio de baterias intermutáveis

By on 6 Setembro, 2021

A Honda Motor, a KTM  F&E, o Grupo Piaggio e a Yamaha Motor assinam acordo para a criação de um consórcio que definirá as especificações futuras de baterias intermutáveis para motos e veículos elétricos ligeiros.

No seguimento da assinatura de uma Carta de Intenções em 1 de Março, a Honda Motor Co., Ltd, a KTM F&E GmbH Ltd, o Grupo Piaggio e a Yamaha Motor Co. Ltd, assinaram oficialmente um acordo para a criação do Consórcio de Baterias Intermutáveis para Motos (SBMC).

Baterias intermutáveis na Honda PCX elétrica

Empenhados na promoção do uso generalizado de veículos elétricos ligeiros, tais como scooters, motociclos, triciclos e quadriciclos no setor dos transportes, e com uma gestão mais sustentável do ciclo de vida das baterias no contexto das políticas climáticas internacionais, os membros fundadores do Consórcio acreditam que a existência e disponibilidade de um sistema intermutável de baterias desenvolvido em conjunto é a solução para o desenvolvimento da eletromobilidade de baixa tensão.

Projeto da scooter elétrica Yamaha

O objetivo subjacente deste Consórcio é encontrar soluções para as preocupações que os clientes possam ter em relação ao futuro da eletromobilidade, por exemplo, a autonomia, os tempos que demoram os carregamentos, as infraestruturas e os custos associados. Estes objetivos serão atingidos de acordo com quatro princípios orientadores básicos: 

1 – Desenvolver especificações técnicas comuns destes sistemas intermutáveis.

2 – Confirmar a utilização comum dos sistemas de baterias.

3 – Definir e promover as especificações comuns do Consórcio, tornando-as o padrão a nível europeu e internacional, junto dos organismos do setor.

4 – Expandir a utilização das especificações comuns do Consórcio a nível global.

Piaggio One elétrica

Trabalhando em estreita colaboração com as partes interessadas e com os organismos de normalização nacionais, europeus e internacionais, os membros fundadores do Consórcio irão definir as normas técnicas internacionais. Na realidade, a disponibilidade de estações de carregamento varia entre os países e os utilizadores finais só dispõem de informações limitadas. Portanto, com este consórcio, os quatro fabricantes pretendem envolver os tomadores de decisão no desenvolvimento e na implantação de infraestruturas de carregamento, promovendo assim o aumento de veículos elétricos ligeiros.

Husqvarna Vekktorr elétrica

Os quatro membros fundadores encorajam todas as partes interessadas a juntarem-se a esta cooperação no sentido de enriquecer a experiência do consórcio e de garantir a maior difusão possível de baterias intermutáveis normalizadas no futuro. Outras marcas que estejam interessadas em juntar-se ao Consórcio SBMC podem contactar um dos membros fundadores para obter mais informações.

Yoshishige Nomura, Diretor Geral da Divisão de Motos, Honda Motor Co., Ltd.:

“A Honda acredita que a adoção generalizada de motos elétricas pode ter um papel importante na concretização de uma sociedade mais sustentável. Para isso, é necessário resolver diversos desafios, por exemplo, aumentar a autonomia, encurtar os tempos de carregamento e diminuir os custos destes veículos e das infraestruturas, aumentando assim a conveniência dos clientes. No Consórcio agora criado, os membros fundadores da indústria de motos e outras partes interessadas vão trabalhar juntos no sentido de padronizar as baterias intermutáveis, os seus sistemas de carregamento e as infraestruturas adjacentes, criando assim um ambiente propício à sua utilização. O nosso objetivo final é garantir que as motos continuam a ser o veículo de eleição muito útil no transporte e mobilidade do futuro.”

Stefan Pierer, CEO PIERER Mobility AG: “A assinatura deste acordo de consórcio é um passo fundamental para garantir que a PIERER Mobility AG pode continuar a avançar, a inovar ao ritmo necessário e a evoluir a sua visão estratégica bem definida para veículos de duas rodas movidos a eletricidade. Juntamente com os nossos parceiros, vamos trabalhar para conseguir um sistema de baterias intermutáveis para veículos de baixa tensão (48 V), com capacidade até 11 kW e com base em padrões técnicos internacionais. A nossa forte intenção é garantir que os veículos motorizados de duas rodas mantenham o seu papel fundamental no futuro da mobilidade urbana e não urbana.”

 Michele Colaninno, Chefe de Estratégia e Produto do Grupo Piaggio: “A mobilidade urbana vive um momento delicado de transição para a eletrificação. Graças ao nosso Consórcio, que representa quatro grandes players globais, as motos continuarão a desempenhar um papel fundamental no contexto urbano. Baterias substituíveis fornecem a resposta certa para acelerar o tempo de recarga de veículos, oferecendo uma escolha adicional valiosa para os utulizadores. A mobilidade urbana faz parte do DNA e da história da Piaggio: o nosso objetivo é trazer para o Consórcio todo o nosso know-how tecnológico e atitude de inovação.”

Takuya Kinoshita, Senior Executive Officer, Chief General Manager of Land Mobility Business Operations, Yamaha Motor Co., Ltd.: “O Consórcio de Motos de Baterias Intermutáveis ​​na Europa está finalmente pronto para começar a trabalhar. Espero que este primeiro passo seja um farol que atraia pessoas com ideias semelhantes à nossa missão e leve a mudanças transformadoras para o futuro. Na Yamaha Motor estamos confiantes de que, por meio dessa iniciativa, podemos ajudar a unificar as diferentes especificações técnicas e padrões e contribuir para maximizar os méritos da energia elétrica para os utilizadores em todo o mundo.”

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments