Honda pode ampliar a gama da África Twin com uma 250

By on 2 Outubro, 2020

DE ACORDO COM A YOUNG MACHINE, A HONDA ESTARÁ DISPOSTA A AMPLIAR A GAMA DA AFRICA TWIN COM MODELOS DE MENOR CILINDRADA, SUPOSTAMENTE DANDO PRIORIDADE A UMA MOTO DE 250CC E DEIXANDO PARA SEGUNDAS NÚPCIAS UMA 850 PARA CONCORRER DIRETAMENTE COM A TÉNÉRÉ 700 DA YAMAHA.

Obviamente, isto seria uma boa notícia para os amantes das motos de aventura, mas carece de confirmação. A publicação japonesa tem sido ao longo dos últimos anos fonte de muitos rumores sobre as novidades da Honda, sendo um dos últimos relacionado com a atualização para 2021 da Honda África Twin que acabou a ser uma realidade, como podem confirmar nas mais recentes novidades do fabricante.

Um outro rumor que colocaram a circular é o de uma África Twin de nível básico, enquanto em 2019 e no início de 2020 havia indicações de uma África Twin Rally de médio alcance para concorrer diretamente com a Yamaha Ténéré 700 .

CRF250L África Twin 250

De acordo com a publicação japonesa, a Honda está planear atualizar a Rally CRF250L e potencialmente transformá-la numa moto de aventura em formato reduzido em linha com o padrão da CRF 1000L Africa Twin. Afinal, a 250L já tem a nomeação certa (CRF250L, CF1100L) e  um perfil aventureiro, não precisando a Honda de fazer mudanças drásticas no modelo para renomeá-la como um Adventure. Dito isto, por que a Honda sentiria a necessidade de renomear o modelo considerando que o nome CRF já tem um legado próprio? O nosso palpite é que tudo se resume ao posicionamento e percepção do mercado.

Com a designação CRF250L Rally, o modelo compete no segmento de motos de terra, mas caso a Honda adicione “África Twin” seria um modelo muito mais atraente para passeios offroad, competindo no segmento das pequenas motos de aventura ao lado da KTM 390 Adventure e da Suzuki V-Strom 250. O nome “Africa Twin” lembra mais a aventura, o rali Dakar, etc.

CRF850L África Twin 850

Já quanto à ADV de tamanho médio, personificada numa Africa Twin 850 e que concorreria diretamente com Yamaha Ténéré 700 esse é um rumor mais antigo. Foi posto a circular em junho de 2021 pela mesma Young Machine, sendo recentemente reforçado pelo site japonês DriveMag Riders que alega que a nova CRF1100L Africa Twin pode ser seguida por uma irmã de 850cc.

Obviamente, o ponto aqui é pisar nos calcanhares da KTM, BMW e Yamaha, introduzindo também um ADV menor. Com a F 850 GS e a Ténéré, isto permitiria mais variedade de escolha no segmento das Adventure médias… mas sinceramente, custa-nos a acreditar que de uma assentada a Honda apresentasse duas novas motos de aventura, uma pequena e uma média, acarretando elevados custos de produção.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x