Honda – Tudo sobre a nova NC750X de 2021

By on 10 Novembro, 2020

UM DOS MODELOS MULTIFUNCIONAIS PREFERIDOS NO MERCADO, A HONDA NC750X RECEBE AGORA UMA RENOVAÇÃO COMPLETA. TEM MAIS POTÊNCIA NO MOTOR, REDLINE MAIS ALTO E RELAÇÕES DE CAIXA REVISTAS, UM SISTEMA DE ACELERADOR ELETRÓNICO, 3 MODOS DE CONDUÇÃO E SISTEMA HSTC DE CONTROLO DE BINÁRIO MELHORADO.

Desde a sua introdução na Europa em 2012, a NC750X (na altura NC700X) tem tido uma popularidade consistente em toda a Europa. As razões para este sucesso são várias: um motor bicilíndrico inovador, pleno de binário e económico, juntamente com uma posição de condução espaçosa e descontraída, graças ao guiador largo e ao banco confortável, à suspensão versátil e ao estilo de aventura distinto, numa moto em que todos os elementos desempenham o seu papel.

O compartimento de arrumação (no lugar habitual do depósito de combustível) que tem capacidade para alojar um capacete integral e a caixa DCT de dupla embraiagem exclusiva da Honda, são caraterísticas que demarcam este modelo dos demais.

O QUE MUDA NA NC750X

A grande novidade na nova NC750X de 2021 é a introdução de um acelerador do tipo fly-by-wire, e todas as melhorias tecnológicas que o sistema traz. Isso, acompanhado de um sistema de escape revisto e do tempo de atuação das válvulas, permite que o modelo de 2021 obtenha um aumento na potência máxima de 4 CV para um total de 58,8 cv. O binário máximo também aumenta consideravelmente para 69 Nm.

A reconhecida economia combustível é mantida, mas agora com menos 6 kg no peso total. O quadro redesenhado permite um estilo mais apurado, o exclusivo compartimento frontal é maior e mais útil e a altura do banco baixou 30 mm. A transmissão de Dupla Embraiagem continua a oferecer a tecnologia exclusiva da Honda. O novo pára-brisas, a iluminação de LEDs e os instrumentos LCD completam a gama de atualizações.

MOTOR

O motor da NC750X tem mais 2 kW de potência de pico para o motor, agora com homologação EURO 5 e redline 600 rpm mais alto, graças às renovações no comando das válvulas e na eficiência da admissão/escape. As relações mais curtas para primeira, segunda e terceira velocidades oferecem melhores acelerações; a embraiagem deslizante reduz a carga da manete e mantém a condução suave nas reduções mais abruptas.

O sistema TBW (Throttle by Wire) oferece 3 modos de condução que permitem alterar o caráter do motor: RAIN, STANDARD e SPORT, para além de um modo USER personalizável. O sistema HSTC de controlo de binário ajustável da Honda (no original, Honda Selectable Torque Control) oferece agora um bom nível de intervenção nos seus 3 níveis. A transmissão DCT de dupla embraiagem possui mapas de mudanças automáticas interligados com os modos de condução e oferece um modo USER.

PARTE-CICLÍSTICA E EQUIPAMENTO

A ciclística está agora mais apurada e com um estilo mais minimalista, com destaque para os novos faróis de LEDs, farolim e piscas traseiros. O espaço de armazenamento é maior, a altura do banco foi reduzida em 30 mm e o pára-brisas oferece mais proteção contra o vento.

A identidade visual da NC750X foi melhorada graças às carenagens inferiores e superiores redesenhadas e de menores dimensões, acentuadas pelo depósito de formato forte. O novo farol de LEDs e luzes DRL diurnas conferem à frente da NC750X uma forte assinatura.

Para maior proteção contra o vento e demais elementos, o pára-brisas também é novo. As tampas e os painéis laterais são agora mais finos e, junto com o banco de belo efeito, são complementados pelo silenciador de escape, destacando ainda mais a postura avançada da NC750X. O farolim traseiro foi redesenhado e é de LEDs, refletindo o design do farol dianteiro e é complementado pelos piscas de LEDs.

Uma funcionalidade exclusiva da NC – o local onde tradicionalmente fica o depósito – aumentou 1 litro de volume, agora para 23 litros, poupando mais 1 kg; as suas formas internas foram revistas e agora este espaço tem capacidade para um capacete Adventure. Uma outra novidade para 2021 é uma ficha USB-C, localizada no canto superior esquerdo.

Também novidade é o painel de instrumentos LCD a cores, que permite gerir os modos de condução por meio do botão de seleção no punho esquerdo do guiador. Os piscas traseiros ESS (Emergency Stop Signal) têm agora uma função de emergência: com o veículo à velocidade mínima de 53 km/h, a aplicação de qualquer um dos travões que provoque a deteção de um valor mínimo de desaceleração de 6,0 m/s2 faz piscar as luzes de emergência, alertando os condutores que seguem atrás para a travagem de emergência. À mesma velocidade, este limiar é reduzido caso o ABS entre em funcionamento – na condução com pavimento molhado – para um valor de desaceleração mínimo de 2,5 m/s2. Os piscas também têm agora uma função de cancelamento automático.

A chave ondulada possui sistema imobilizador da Honda (HISS). Se as IDs do chip embebido na chave e da unidade de controlo do motor (ECU) não corresponderem, o motor não trabalha.

No quadro tubular em aço tipo diamante foi possível poupar 1,8 kg em relação ao modelo anterior. O peso em ordem de marcha é de apenas 214 kg (224 kg na versão com DCT).

AMORTECIMENTO E TRAVAGEM

Uma ligeira redução no curso da suspensão permitiu reduzir a altura do banco. A forquilha dianteira de 41 mm de diâmetro e 120 mm de curso (antes 153,5 mm) usa o sistema SDBV e oferece relações otimizadas de amortecimento em compressão e em extensão, melhorando assim o conforto e a qualidade de condução.

O mono-amortecedor traseiro possui afinação da pré-carga da mola e tem 120 mm de curso (anteriormente, tinha 150 mm). A suspensão traseira trabalha num sistema Pro-Link e oferece um equilíbrio otimizado entre curso inicial macio, para absorver melhor os ressaltos a baixa velocidade e excelente controlo.

O sistema de travagem dianteiro tem um disco ondulado de 220 mm e pinça de dois êmbolos e oferece uma potência de travagem em abundância e muito fácil de modular; como complemento, o travão traseiro tem um disco ondulado de 240 mm e pinça de um só pistão. O sistema ABS de dois canais é de peso reduzido e oferece uma travagem poderosa e de confiança, mesmo nas superfícies molhadas e escorregadias.

A jante de alumínio fundido à frente tem dimensões de 17 x 3,50 polegadas e de 17 x 4,50 polegadas atrás e os pneus são de tamanho 120/70 ZR17 e 160/60 ZR17, respetivamente. As válvulas de enchimento em alumínio forjado e formato L facilitam o processo de verificação da pressão dos pneus.

As cores disponíveis para este modelo são Vermelho Grand Prix, Preto Metalizado Mate Ballistic, Branco Pérola Glare e Azul Metalizado Glint Wave.

Acessórios

Está disponível toda uma gama de acessórios para personalização da NC750X, incluindo:

Ficha de carga USB-C no espaço de bagagem interna

Porta-bagagens traseiro em resina

Top case de 38 litros / 50 litros com opção de decoração de cor de alumínio/cor da moto

Suportes para malas laterais

Malas laterais – direita de 26/32 litros, esquerda de 33 litros com opção de decoração de cor de alumínio/cor da moto

Para-brisas mais alto

Defletores de vento para os pés

Barras de proteção do motor de acabamento Prata Metalizado

Luzes de nevoeiro

Punhos aquecidos

FICHA TÉCNICA

MOTOR
TipoBicilíndrico paralelo, SOHC, 8 válvulas, 4 tempos, refrigeração por líquido Homologação EURO5.
Cilindrada745 cm³
Diâmetro x Curso77 mm x 80 mm
Relação de compressão10,7 : 1
Potência máxima43,1 kW às 6.750 rpm
Binário máximo69 N·m às 4.750 rpm
Capacidade de óleo4 litros
SISTEMA DE COMBUSTÍVEL
AlimentaçãoInjeção eletrónica de combustível PGM-FI
Capacidade do depósito de combustível14,1 Litros
Consumos de combustívelMT: 28,3 km/l (5,15 l/100 km) (modo WMTC)DCT: 3,5 l/100 km (28,3km/l) (modo WMTC-Testado em modo D)
SISTEMA ELÉTRICO
ArranqueElétrico
Capacidade da bateria12 V/11 AH
Potência do alternadorMT: 420 W/5.000 rpmDCT: 450 W/5.000 rpm
TRANSMISSÃO
Tipo de embraiagemMT: Embraiagem húmida, discos múltiplosDCT: 2 embraiagens hidráulicas húmidas, discos múltiplos
Tipo de caixaMT: Caixa manual de 6 velocidadesDCT: Caixa de dupla embraiagem com 6 velocidades
Relação de transmissão finalPor corrente
QUADRO
TipoDiamante; tubos de aço
CICLÍSTICA
Dimensões (C x L x A)2.210 mm x 846 mm x 1.330 mm
Distância entre eixos1.525mm (DCT 1.535 mm)
Ângulo da coluna da direção27°
Eixo de arraste (trail)110 mm
Altura do banco800 mm
Altura ao Solo145 mm
Peso em ordem de marchaMT: 214 kgDCT: 224 kg
SUSPENSÃO
DianteiraForquilha telescópica de 41 mm de diâmetro e 120mm de curso
TraseiraMono-amortecedor com braço oscilante tipo Pro-Link, 120 mm de deslocamento do eixo
JANTES
DianteiraAlumínio fundido, raios múltiplos
TraseiraAlumínio fundido, raios múltiplos
Dimensão da Jante Dianteira17M/C x MT3,50
Dimensão da Jante Traseira17M/C x MT4,50
Pneu Dianteiro120/70-ZR17M/C (58W)
Pneu Traseiro160/60-ZR17M/C (69W)
TRAVÕES
Tipo de ABSABS de 2 canais
DianteiraSistema hidráulico de um disco ondulado de 320 mm, pinça de 2 êmbolos e pastilhas em metal sinterizado.
TraseiraSistema hidráulico de um disco ondulado de 240 mm, pinça de 1 êmbolo e pastilhas em resina moldada
INSTRUMENTOS E SISTEMA ELÉCTRICO
InstrumentosVelocímetro digital, conta-rotações digital de barras, relógio, indicador do nível de combustível por barras, dois conta-quilómetros parciais, indicador de mudança engrenada,indicadores de consumo instantâneo e médio e luz avisadora da temperatura do motor. 
Sistema de segurançaImobilizador HISS
FarolLEDs
FarolimLEDs

Galeria de imagens

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x